É muito normal confundir assinatura digital com assinatura eletrônica. Ou então, imaginar que as duas são sinônimos. Entretanto, não é bem assim. Existe relação entre as duas ferramentas, é até possível dizer que uma delas faz parte da outra. Mas na prática, é importante entender suas diferenças e fazer bom uso delas para sua segurança online.

A necessidade de assinar algo no meio virtual surge junto com os avanços tecnológicos. Nos dias de hoje, é praticamente impossível encontrar alguém que não possua nenhuma conta online. Assim, essas pessoas precisam de mecanismos de segurança para proteger seus cadastros.

Então, veja abaixo o que cada ferramenta significa e em quais situações cada uma é utilizada. Confira!

Assinatura eletrônica

É toda senha ou código responsável por dar acesso a uma conta. Ou seja, é um mecanismo que tem como objetivo validar e aprovar informações do usuário. Com isso, qualquer plataforma tem a garantia de que quem está acessando o serviço tem permissão para tal procedimento. Senhas de bancos e pin de desbloqueio do celular são exemplos.

Assinatura digital

É um tipo de assinatura eletrônica. Contudo, é um mecanismo mais sofisticado do que as senhas numéricas. Quando se fala de assinatura digital, necessariamente há criptografia e um certificado digital por trás. Dessa forma, existe ainda mais segurança, pois um documento validado dessa maneira não pode ser alterado. Caso isso aconteça, a assinatura se torna inválida.

Certificado digital

Não é uma assinatura digital, mas é a ferramenta que valida ela. Ele funciona como uma identidade virtual. Além disso, sua emissão passa por uma burocracia que garante maior segurança ao cidadão. Deve ser feita por uma instituição credenciada pelo Instituto de Tecnologia da Informação.

Onde usar cada uma?

Antes de tudo, fique tranquilo, pois ambas as tecnologias são seguras e servem para proteger seus dados. As assinaturas eletrônicas são usadas no seu dia a dia, estão presentes no app do Banco, nas redes sociais e até na hora de desbloquear o celular. Já a assinatura digital é mais utilizada em contratos ou documentos de maior importância. E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse.