Um dos modelos de investimentos mais conhecidos é a compra e venda de ações na Bolsa de Valores. Por isso, diariamente surgem novos mecanismos para maximizar os lucros e minimizar as perdas dos acionistas deste setor. Uma destas ferramentas é a do Stop Gain. De forma resumida, ela determina um ponto de saída de um mercado garantindo os ganhos do utilizador do aparato.

Então, veja como essa prática acontece e como é seu funcionamento para consolidar os lucros.

O que é?

Na tradução literal para o português, Stop Gain significa “parar ganho”. Ou seja, o utilizador da ferramenta determina um montante para que a venda das ações ocorra de forma automática ao atingir um certo valor. Dessa forma, mesmo que a variação das cotas seja alta e rápida, o detentor dos papéis garante o lucro esperado nas transações.

Como funciona?

Imagine que você comprou ações de uma certa empresa por R$25,00 e nos seus cálculos, vender elas por R$30,00 vai te garantir um lucro satisfatório. O Stop Gain é responsável por transacionar suas cotas caso ela alcance esse valor que você determinou como adequado. Com isso, mesmo que você não consiga acompanhar todas as subidas e descidas dos seus papéis, os seus ganhos acontecerão de forma automatizada.

Entretanto, o Stop Gain, como o próprio nome já sugere, serve apenas para ganhos. Contudo, existem também mecanismos que visam diminuir as perdas, que acabam por ser inevitáveis quando se fala do mercado de ações. Se você quer ter certeza que não vai ter altos prejuízos o Stop Loss e o Stop Móvel.

  • Stop Loss: vende as ações quando batem um certo valor abaixo do de compra para evitar um prejuízo maior;
  • Stop Móvel: vende as ações abaixo do valor de compra, mas o preço mínimo é variável de acordo com o comportamento recente do papel.

Como usar o mecanismo?

O fator principal é definir o valor pelo qual você quer vender suas ações. Todavia, isso vai depender da sua estratégia de investimentos. Muitas pessoas apostam no lucro rápido das vendas, nesse caso basta calcular qual percentagem de lucro é satisfatória. Mas também existem acionistas que querem manter os papéis a longo prazo, pois acreditam no potencial da empresa, nesse caso o ideal é jogar o montante do Stop Gain um pouco pra cima. Assim, a venda só acontecerá se realmente a subida for muito interessante, tornando a situação numa oportunidade imperdível.

Vantagens do Stop Gain

O principal benefício é aproveitar as altas das suas ações e lucrar com as valorizações. Entretanto é preciso estar atento ao comportamento geral do mercado. Uma ação que subiu pode subir ainda mais e você deixou passar um ganho maior. Ao mesmo tempo, um papel que não atingiu o valor que você esperava pode entrar em declínio e você não vendeu na hora certa. E aí, curtiu saber um pouco mais dessa técnica que pode te ajudar a potencializar seus ganhos na bolsa de valores? Não deixe de acompanhar nosso blog para ver mais assuntos como esse.