O meio de pagamento mais utilizado no Brasil é o cartão de crédito. E para usufruir deste serviço, é muito comum que as instituições financeiras cobrem anuidade de seus clientes. Contudo, são diversos fatores, como tipo de cartão, banco, limite e usabilidade, que definem o valor dessa taxa. Além disso, existem cartões sem anuidade para o consumidor. Ou seja, apesar de parecer algo simples, é um universo com muitos desdobramentos.

Por isso, entenda abaixo como funciona essa cobrança e descubra maneiras de tentar diminuir ou até zerar a anuidade do seu cartão de crédito.

O que é a anuidade?

A taxa de anuidade é nada mais do que uma cobrança que a organização financeira ou banco faz para que o cliente possa utilizar o cartão de crédito. Apesar do nome, muitas vezes o recolhimento é feito mensalmente. De qualquer forma, sempre há a descrição na fatura do cartão. Além disso, o montante passa por ajuste todos os anos. Assim, é preciso estar atento, pois acredite, o valor é negociável.

Quando há a cobrança da taxa?

Vai depender muito de banco para banco. Todavia, isso pode ser fator determinante para você escolher qual cartão vai adquirir. Algo que é muito comum são as isenções, elas funcionam como benefício para convencer novas adesões. Porém, é preciso também estar de olho nisso, para a cobrança não te pegar desprevenido(a).

Cartões bloqueados ou vencidos

A cobrança de anuidade é totalmente legal e autorizada pelo Banco Central, mas claro, apenas para serviços ativos. Assim, se o seu cartão está bloqueado, seja por roubo, furto, compras suspeitas, etc, ou vencido não pode haver cobrança. Por isso, veja sempre todos os itens da sua fatura, pois são inúmeros casos de bancos que continuam cobrando anuidade mesmo com a função já inativa.

Como negociar o valor da anuidade?

Como foi dito acima, a taxa da anuidade pode ser negociada com a administradora do cartão. Portanto, sempre preste muita atenção nos contratos do serviço que você está contratando. Na maioria dos casos, os cartões estão associados a bancos. Então basta solicitar a diminuição da tarifa no próprio app do banco ou com o seu gerente. No caso de outras organizações financeiras, busque a central de relacionamento da empresa.

A grande questão é: o que vai te ajudar a diminuir ou até zerar a anuidade? E a resposta é até bem simples, usar o cartão. Quanto mais você paga nessa modalidade, melhor cliente você é para a financeira. Logo, para eles, se torna vantajoso te eximir de algumas taxas. Por isso, busque tornar o cartão de crédito seu aliado. Por exemplo, você sabia que pode pagar boletos com ele? Então, procure utilizar o seu ao máximo, mas claro, com responsabilidade e organização das finanças.

Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia.  Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.