Com o avanço da tecnologia, ficou ainda mais fácil acessar contas bancárias e fazer transações, certo? Contudo, mesmo com toda essa inovação estamos propensos a sermos alvos de golpes. Por isso, uma ferramenta bastante conhecida para prevenir que isso aconteça é o token.

Esse código disponível por SMS, aplicativos ou através de um dispositivo, garante maior segurança e praticidade na hora de fazer alguma transferência bancária. Mas você sabe o que ele é e como funciona na prática? Separamos neste artigo as informações essenciais que você precisa saber sobre o token. Confira! 

O que é?

O token é um código numérico criado para garantir maior segurança na hora de fazer transações bancárias na internet. Ele assegura a autenticação de acessos online e foi originalmente criado para serviços de internet banking. 

Ele é disponibilizado por meio de um dispositivo físico que lembra um pendrive. Entretanto, hoje em dia, ele é enviado por e-mail, SMS, ligação, arquivos de certificado digital e nos próprios aplicativos bancários.  Além disso, o token também pode ser utilizado para representar um criptoativo. Dessa forma, seu objetivo é sempre garantir proteção e eficiência na hora de realizar alguma operação. 

Como funciona? 

O token possibilita autenticação digital através de senhas, dados pessoais, objeto físico e pela biometria. Vale destacar que esse código numérico varia entre determinados períodos, por isso é considerado um ferramenta segura. 

Diante disso, vai ser gerado um código toda vez que você fizer alguma ação online seja cadastro, transferência, pix, emissão de documento etc. Portanto, será feita a autenticação pelos canais de comunicação ou em sincronia com o dispositivo que você esteja conectado. Por exemplo, em alguns bancos, ao cadastrar o token no dispositivo, toda transação feita é validada automaticamente. 

Quais são os tipos? 

Por ser um meio de validar um contrato eletrônico com segurança, o token não serve somente para realizar operações bancárias. Ele tem diversos tipos e cada um com a sua funcionalidade. Sobretudo, os principais tokens estão relacionados ao mercado de ações, bitcoins, NFT, pagamento e a segurança a contratos de confiança digitais. 

Qual sua importância no meio digital? 

Como dito anteriormente, o token tem possibilitado que você fique seguro na hora de fazer alguma movimentação bancária, sendo essa a sua maior importância. Diante disso, usar essa ferramenta possibilita que você evite perdas e problemas futuros. 

Contudo, a sua eficiência e agilidade são o que mais constam atualmente, visto que a todo momento estamos evoluindo e buscando coisas novas. Dessa forma, o token possibilita que você faça transferência, compras e pagamentos em qualquer hora e em qualquer lugar. 

Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.