Possivelmente, você já realizou algum procedimento online com a ajuda de um assistente virtual inteligente, certo? Todos os dias somos expostos a novas tecnologias que são capazes de melhorar a nossa experiência como usuário. Seja para ajudar no nosso dia-a-dia, ligando uma lâmpada ou programando nossa agenda no Google, o assistente virtual está sempre pronto para nos ajudar. 

Contudo, você sabe como esse serviço funciona e se ele pode auxiliar na sua vida financeira? No artigo de hoje separamos todas as informações que você precisa saber. Confira! 

O que é e como funciona? 

O assistente virtual é uma tecnologia desenvolvida com a chegada da Inteligência Artificial. Esse tipo de assistente é capaz de responder a comandos de voz e texto para realizar funções que você deseja. Um exemplo clássico é a Alexa, da Amazon. Com apenas algumas falas você pode realizar ligações, colocar uma música para tocar ou programar sua agenda da semana. 

Contudo, com essa tecnologia ganhando espaço, existem vários tipos de assistentes virtuais inteligentes que auxiliam no nosso dia a dia. Seja para realizar compras em uma loja  online ou responder dúvidas sobre um serviço. É fato que hoje em dia, todo mudo pode ter contato com essa IA. 

Assistente Virtual x IA

Entretanto, algumas dúvidas podem surgir quanto ao atendimento virtual feito por uma pessoa. Acontece que algumas empresas contratam um funcionário para trabalhar de home office atendendo demandas digitais. Por isso, você pode não ter contato direto com uma inteligência artificial, mas sim com uma pessoa real. 

Sobretudo, independente se é ou não uma tecnologia, a intenção de um assistente virtual é sempre conseguir auxiliar naquilo que você precisa de forma rápida e prática. Por isso é feito online, muitas vezes usando aplicativos de conversa, e-mails ou aba de chat em algum site, para o atendimento ser bem sucedido.  

Assistente virtual pode ajudar nas finanças? 

Mesmo que em alguns bancos tenha  um assistente virtual para resolver problemas relacionados à conta, ainda não é possível de fato usar a tecnologia para programar pagamentos ou fazer transferências. Ainda assim, você pode usufruir os serviços de um assistente virtual inteligente para te lembrar de pagar um débito ou fazer um Pix, por exemplo. 

Entretanto, como esse tipo de atendimento tem avançado cada vez mais, talvez não estejamos longes de alcançar essa independência para organizar ainda mais nossas finanças. Até lá, você pode contar com alguns aplicativos que te ajudam a organizar o seu orçamento. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!