Atualmente  royalties é uma palavra que se encaixa em diversos contextos e provavelmente você já ouviu falar, principalmente se tem costume de acessar sites de notícias. A Princípio o assunto tem a ver com petróleo, direitos autorais, pesquisas, negócios privados e públicos e por fim, o que mais nos importa: os investimentos. 

Por se tratar de dinheiro e gerar impactos para o seu bolso, é importante estar por dentro do tema. Então, leia o artigo a seguir e entenda o que é, como funciona e de que forma os royalties podem influenciar o seu orçamento. 

O que são?

Antes de tudo vamos ao conceito. Os royalties são um tipo de taxa paga para ter o direito de usar, comercializar ou, por fim, explorar um bem, que pode ser material, como um espaço ou produto, por exemplo, ou não, como uma marca ou uma música. É importante destacar que só é considerado royalties quando o bem gera receita pelo uso. Ou seja,  é com base nessa receita que a taxa é cobrada. 

Ficou confuso? Então olha só esse exemplo: pensa no aluguel que você paga para morar em uma casa! Todo mês você deve transferir uma quantia ao proprietário do imovel para ter o direito de ocupá-lo. A taxa funciona de forma parecida. Porém, o aluguel não é considerado um royalties pois não gera renda para quem ocupa o espaço. 

Como funcionam? 

Sempre tem contrato envolvido quando o assunto é esse . Em outras palavras, a cobrança e o valor de royalties acontece conforme for definido no documento assinado entre quem vai pagar e quem vai receber. Contudo, em geral a taxa é cobrada em cima do valor ganho com uso ou comercialização de um bem. 

Nesse sentido,  a tarifa funciona como uma recompensa para quem está permitindo o uso, comercialização ou exploração desse bem. Do mesmo modo funciona em casos de extração de recursos naturais, como o petróleo, por exemplo. Porém, nesse caso, a taxa é paga para o governo. 

Quais são os tipos? 

Petróleo

Primeiramente temos os royalties de petróleo, que são pagos pelas empresas que exploram o recurso para o governo. A princípio, a ideia desse tipo de taxa é servir como recurso para compensar os danos sociais e ambientais causados na região explorada. 

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a indenização pela exploração de petróleo se tornou obrigatória pela 20.004/1953, que criou a Petrobras. Atualmente,  os estados e municípios produtores, a União e a legislação brasileira têm direito a maior parte dos royalties do petróleo. Agora a cobrança da taxa é feita de dois tipos diferentes: uma geral, que acontece todo mês, e outra trimestral, que só ocorre em casos isolados. 

Propriedade intelectual

Segundo a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), é considerado propriedade intelectual tudo referente à alguma criação, seja ela tecnológica, científica, artística ou, por fim, indústria. Ou seja,  os royalties  de propriedade intelectual são cobrados sempre que essas ideias foram usadas, exploradas e comercializadas. 

Patentes

Os royalties são cobrados em caso de uso, reprodução ou comercialização de criações patenteadas. De acordo com a Lei 9.279, todas as vezes que uma criação for novidade, uma atividade inventada ou uma aplicação industrial, ela pode ser patenteada. Nesse sentido, o criador da ideia que deve definir e receber a taxa.

Direitos autorais

A ideia dos royalties para direitos autorais ganhou espaço principalmente depois que as plataformas digitais se popularizaram. O cantor, cantora ou banda tem direito a taxa para cada música tocada em uma dessas plataformas.

Além disso, esse tipo de royalties é válido para todas as obras artísticas protegidas pela Lei dos Direitos Autorais. Por fim, segundo a legislação, as obras não precisam de  registro para estarem protegidas. Em outras palavras, a reprodução ou comercialização de qualquer criação listada na lei pode gerar esse tipo de cobrança. 

Nos negócios

Por último, os  royalties podem ser cobrados em alguns modelos de negócio, como o mercado de franquias, por exemplo. Nesse sentido, a taxa é cobrada pelo uso da marca e dos produtos da criação mensalmente. Além disso, existem também os royalties de marketing, cobrados para a franqueadora bancar propaganda e ações de marketing. 

Os royalties e os investimentos

Em outras palavras, os royalties significam dinheiro entrando ou saindo de uma empresa, e o cenário financeiro das instituições é um dos pontos que os investidores devem prestar atenção antes de investir. 

Ou seja, instituições que pagam royalties têm uma despesa recorrente, já as instituições que recebem, têm ganhos. Isso tudo deve influenciar na sua decisão de investir ou não na empresa, pois quanto menos ela perde, menos vulnerável a quedas de receitas ela fica e mais positivo isso pode ser para o seu bolso.  

Um outro ponto a ser observado são os dividendos e os juros sobre capital próprio. Isso porque os os benefícios pagos aos investidores representam parte do lucro da empresa, ou seja, se ela paga royalties o lucro fica menor e isso pode refletir nos seus ganhos. 

Como ganhar dinheiro com royalties?

Os royalties podem ser um bom negócio se você tiver algum bem que pode gerar receita ao ser explorado. Em outras palavras, empresas que podem ser patenteadas, uma marca, obra artística ou produção. Tudo isso pode ser comercializado. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho no em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up em sua vida financeira.