Todo motorista sabe que, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao conduzir um veículo é preciso portar um registro que comprove a propriedade do automóvel, o famoso documento do carro. Entretanto, é aí que a dúvida aparece. Qual é esse documento? Afinal, ele não possui esse nome, que é o mais conhecido popularmente. Bom, existem duas certificações principais que entram nessa categoria: o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Por isso, vamos neste artigo te explicar as diferenças entre esses dois documentos importantíssimos para todos os motoristas. Confira!

O que é o CRV?

O Certificado de Registro de Veículo é, como o próprio nome diz, um documento que garante que o automóvel circulando nas vias do país está homologado no sistema do Detran. Por exemplo, ao comprar um carro zero km, umas das primeiras obrigações do dono é fazer a sua certificação. Para completar o procedimento é necessária a nota fiscal e o prazo para a regularização é de 30 dias após a emissão dela.

Outro ponto importante sobre o CRV é a obrigatoriedade do seu porte. No caso, não se trata de uma documentação a qual você deve possuir em mãos todas as vezes que for dirigir. Isso porque, o registro está associado à placa do carro e é de responsabilidade da fiscalização averiguar se o veículo está regularizado.

O que é CRLV?

Já aqui, estamos falando do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Esse talvez seja até mais conhecido que o CRV. Sua principal característica é o fato de ser um documento com renovação anual. Ou seja, todo ano há a cobrança do famoso licenciamento e não estar com essa taxa em dia pode gerar multa e pontos na sua carteira.

Além disso, diferentemente do CRV, o porte do CRLV é obrigatório. Assim, toda vez que você for conduzir um veículo, é preciso estar apto a acessar a documentação. Contudo, já existem fiscalizações que conseguem averiguar a situação apenas pelos dados do automóvel e do motorista. Mesmo assim, é bom estar com o papel ou o app sempre em mão, pois ainda não são todas as forças policiais ou equipes do Detran que possuem integração com o sistema de análise.

Documentação virtual

Uma questão interessante que já é realidade, é a possibilidade de portar esses documentos não mais de forma física. Não é mais preciso, como era antes, deixar o papelzinho verde no porta-luvas em algum outro local do carro. Agora, juntamente com sua CNH, você pode acessar tudo pelo app da carteira Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOs.

Diferenças entre CRV e CRLV

Lendo o que é cada certificado já ficaram claras as características específicas de cada um. Todavia, vamos sintetizá-las para que você não confunda nunca mais. Primeiramente, o porte obrigatório. O CRV não é um documento dessa categoria, enquanto o CRLV deve estar com o condutor durante todos os trajetos realizados com o veículo. Além disso, a renovação. O licenciamento é anual, já o registro apenas em alguns casos específicos, como mudança de proprietário ou município do dono do automóvel.

Agora você já sabe tudo sobre as características e diferenças dos documentos de registro dos veículos. Sabe também que os dois possuem taxas, sejam anuais ou ocasionais. Além disso, você entendeu que não portar um dos certificados pode te gerar multas.

E aí, achou as informações relevantes? Quer aprender mais sobre este universo? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira.