Você anda muito de carro, faz viagens com frequência ou percorre grandes distâncias no seu dia a dia e, por isso, sofre com pedágios? Existe uma ótima solução para esse problema. Não só pelo valor, outra situação chata que envolve a contribuição que ocorre nas vias é o fato de a maioria dos locais só aceitarem pagamentos em dinheiro vivo. Assim, uma possibilidade é aderir às tags de pedágio. São diversas opções de empresas de diversos segmentos.

Então, separamos para você um artigo com tudo que você precisa saber sobre as tags de pedágios. Confira!

O que são?

Como você viu acima, estamos falando de uma opção para evitar os pedágios. Mas como assim? Bom, não se trata de algo que exime o condutor de pagar as cobranças. Entretanto é algo que facilita e deixa esse processo, muitas vezes irritante, mais prático. Você que está acostumado a enfrentar filas na hora de cumprir com a contribuição nas vias, muito provavelmente, já viu que existem faixas onde os carros passam direto enquanto você espera. É bem possível que esses motoristas estivam usando uma tag.

De forma simplificada, as tags de pedágio são aparelhos ou etiquetas que se comunicam com as cancelas. Assim, o processo de validação para que um veículo atravesse a barreira se torna automático. Além disso, o que muitas pessoas não sabem é que esse produto não serve apenas para isso, mas alguns também possuem a função em estacionamentos pagos e até postos de combustível.

Como funciona?

A tag é, na prática, um meio de pagamento automático. Assim, você não precisa parar ou contar moedinhas para quitar com os serviços que ela integra. Acontece que cada produto possui um chip dentro de sua estrutura. Dessa forma a tecnologia faz a comunicação com os leitores presentes nas cancelas.

Tipos de tags de pedágio

Existem dois sistemas para as etiquetas e eles estão relacionados ao pagamento. Ou seja, você pode optar por uma tag pré-paga ou por uma pós-paga. A diferença entre as duas é clara, mas você deve se atentar com algumas questões. Veja:

Pré-paga: Algumas tags cobram taxa nas recargas. Além disso, é preciso uma programação melhor para não perceber que está sem saldo bem na hora de passar em um pedágio.

Pós-paga: Algumas são descontadas direto da conta corrente, então é necessário ficar de olho no montante disponível.

Valem a pena?

Essa é uma resposta muito pessoal, mas se você costuma enfrentar muitos pedágios em seu trajeto ou utiliza muito estacionamentos pagos, as tags são ótimas opções. O segredo é pesquisar, são diversas opções no mercado e cada uma entrega seu serviço de uma forma e oferece também as vantagens.

Uma coisa que não pode ficar de lado é que além dos pedágios, motoristas que pegam a estrada também encontram as fiscalizações e é essencial estar com os documentos e despesas do veículo em dia. Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia. Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.