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Private label: como funciona esse modelo de negócio?

Conheça agora esse tipo de comércio que está ganhando cada vez mais espaço nas empresas.
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Você já foi ao mercado e se deparou com um leite ou outro produto com a marca do estabelecimento? Esse tipo de negócio é conhecido como private label, quando o varejista contrata um fabricante para fazer produtos exclusivos com a marca da sua empresa. Dessa forma, separamos neste artigo as principais informações sobre esse modelo e como ele funciona. Confira! 

O que é? 

Também conhecido como marca privada, private label é uma prática onde uma empresa é contratada por outra para produzir um produto exclusivo. Após a confecção, a mercadoria é entregue ao varejista com a marca da empresa e distribuída em pontos de venda específicos. Um claro exemplo desse método são os supermercados, onde encontramos produtos com a marca do estabelecimento.

Entretanto, engana-se quem pensa que são mercadorias de baixa qualidade por terem um preço inferior. Na maioria das vezes, o varejista possui controle criativo do produto. Por isso, muitos deles possuem fórmulas especiais ou até mesmo exclusivas, tornando-os melhores. 

Como funciona? 

Normalmente, esse modelo de negócio está ligado aos meios de distribuição diretos. Para entender como funciona é simples, um varejista forma uma parceria com uma empresa responsável pela produção do produto. Dessa forma, ao ficar pronto, o item é comercializado com a marca do varejista e não com o rótulo da empresa onde foi produzido. 

Por isso, as mercadorias são encontradas exclusivamente no estabelecimento do varejista. Além disso, vale destacar que o modelo de produção é diferente dos cartões private label. Estes são métodos de pagamento oferecidos por lojas que desejam fidelizar seus clientes por redes varejistas.

Vantagens 

Caso você queira aplicar o modelo private label na sua empresa, o principal benefício é a diminuição do investimento inicial. Sobretudo, investir em uma estrutura para produzir um produto pode não sair tão barato assim. Por isso, contar com um serviço terceirizado pode custar menos do que você imagina. 

Ademais, uma outra vantagem está relacionada à fidelização do cliente. Se o item que está sendo comercializado é bom e tem um custo benefício que cabe no orçamento do consumidor, este vai sair satisfeito com a compra. Portanto, não só a sua margem de lucro vai aumentar, mas a do produtor também, pois, quanto mais vende mais produz. 

Desvantagens 

Bom, o principal fator que pode proporcionar que o seu produto não vá bem no mercado é a empresa contratada para produzi-lo. Como dito anteriormente, se a mercadoria for boa, o consumidor vai comprar sem problemas. Por outro lado, se for de baixa qualidade, isso pode acabar se tornando um prejuízo financeiro para a companhia. Por isso, pesquise bastante sobre o seu fornecedor. 

Além disso, alguns fabricantes podem pedir valores exorbitantes para a produção, o que pode extrapolar um pouco no seu orçamento para investir em private label. Dessa forma, procure aquele que garanta uma boa mercadoria e um preço que cabe dentro do seu planejamento. 

Private label no mercado 

Existem milhares de empresas que utilizam esse modelo de negócio para alavancar a sua empresa e que talvez você não tenha percebido, o grupo Pão de Açúcar é um deles. A companhia produz a marca Qualitá, encontrada apenas nos supermercados que integram a rede. Um outro conhecido é o Walmart, que fabrica itens com a marca Great Value adquiridas em estabelecimentos selecionados. 

Contudo, não só de rede alimentícia que vive o private label. O modelo é encontrado também no ramo da tecnologia com as empresas Foxconn e Apple. Acontece que a primeira é a responsável por produzir os celulares e a segunda fica por conta de comercializar com o nome da marca

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre esse modelo de negócio? Apesar de  ter suas vantagens e desvantagens, é um bom método para alavancar a sua marca devido ao baixo custo investido. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VPLabs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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