A época mais aguardada do ano pelos consumidores está se aproximando: a Black Friday. Conhecida por seus descontos e ofertas imperdíveis, a última sexta-feira de novembro é esperada por milhares de pessoas que deixam para comprar produtos com um preço bem mais em conta. 

Entretanto, é preciso ter cuidado para não acabar “comprando pela metade do dobro”, afinal, não são todas as lojas que oferecem um desconto justo. Por isso, separamos neste artigo 6 dicas para ajudar a aproveitar as ofertas da Black Friday da melhor forma possível. Confira! 

1. Tenha uma lista de desejos 

O primeiro passo para direcionar as compras da Black Friday é fazer uma lista do que deseja adquirir. A partir dela será mais fácil encontrar os descontos que são realmente atraentes, dando destaque para as compras mais baratas. Além disso, ter um controle do que deseja comprar ajuda o consumidor a encontrar o produto mais fácil nos buscadores das lojas online ou até mesmo em lojas físicas. 

2. Defina produtos semelhantes 

É comum que durante a Black Friday certos produtos esgotem rapidamente, por isso é indicado ter uma lista de produtos semelhantes àquele que deseja adquirir. Por exemplo, caso queira comprar um notebook da marca x, selecione outro da marca y que tenha as mesmas funções. Isso também ajuda a comparar os preços e ver qual está mais em conta e com a melhor promoção.

3. Compare os preços dos produtos 

Uma dica importante é comparar o preço dos produtos ao longo do ano para saber se o desconto é realmente válido e atrativo. Sites como o Buscapé e JáCotei permitem comparar os valores de certo produto em diferentes sites. Já o portal Compare TechTudo possibilita que o usuário dê uma busca no histórico dos últimos 6 meses do produto e veja se ele aumentou, diminuiu ou se está na faixa de preço. Esses sites facilitam a filtrar as ofertas disponíveis durante a Black Friday. 

4. Lembre-se do frete 

O frete impacta diretamente no preço final de alguns produtos e muitos consumidores acabam esquecendo dele na hora de fazer as compras da Black Friday. Portanto, o tempo de entrega e valor interferem diretamente se a compra vale a pena ou não. Afinal, não compensa pagar barato em um produto e ter que pagar o dobro em frete, não é mesmo? 

5. Aproveite as ofertas disponíveis 

Algumas lojas enviam as ofertas diretamente para os clientes alguns dias antes da Black Friday. Portanto, é interessante avaliar e já ter uma noção da queda no valor de certo produto para não cair em golpes na internet. Ademais, se for uma loja confiável e que o consumidor sabe da veracidade da sua oferta, às vezes, compensa aproveitar aquele desconto imediatamente. 

6. Desconfie do barato demais 

Nesta época do ano várias lojas lançam ofertas imperdíveis dos mais variados produtos. Contudo, é preciso desconfiar e ficar sempre atento ao fazer compras, principalmente na internet, pois pode se tratar de um golpe. O ideal é sempre pesquisar com antecedência, fazer o levantamento dos preços e conferir se a loja é confiável ou não através de sites como o Reclame Aqui. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!