O final do ano é, com certeza, uma época muito especial. Contudo, para algumas pessoas esse momento acaba se tornando ainda mais estimado. É o caso dos trabalhadores que atuam no regime da CLT. Isso ocorre por causa do tão famoso décimo terceiro salário que os funcionários de carteira assinada recebem, geralmente nos últimos meses do ano.

Geralmente, as empresas seguem o padrão: pagam a primeira parcela do décimo terceiro até o final de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Todavia, cada instituição tem a liberdade de alinhar sua própria metodologia. Em alguns locais, por exemplo, o pagamento ocorre no mês do aniversário do colaborador.

De toda forma, esse benefício é muito aguardado e muitos o enxergam apenas como uma oportunidade para gastar um salário inteiro com itens talvez desnecessários. Então, veja neste artigo algumas dicas para você utilizar seu 13º de forma consciente. Confira!

1. Planeje o fim do ano e o início do próximo

Como falamos, o mais comum é ver as pessoas gastando esse dinheiro e pronto, quando vai perceber ele nem existe mais. Entretanto, isso não está de todo errado, o salário é seu e você deve usar como quiser. O que queremos externar é que é possível utilizar o montante para o seu lazer e de sua família, mas com sabedoria.

Pensando nisso, busque gastar o décimo terceiro para organizar o seu fim de ano. Seja na compra dos presentes, nas festas ou nas férias. Além disso, outra opção é já olhar para o início do ano seguinte e pensar, por exemplo, nos materiais escolares das crianças.

2. Guarde o dinheiro

Essa é uma dica um tanto quanto óbvia, mas vale sempre ressaltar a importância de economizar. O décimo terceiro já está no planejamento de muitos trabalhadores, mas para alguns, ainda é uma grata surpresa todas as vezes que cai na conta. Assim, se couber dentro da sua contabilidade, estude utilizar o valor ou parte dele na sua reserva de emergência.

3. Pague dívidas e busque descontos

Mais uma situação interessante para a utilização do seu décimo terceiro é o abatimento integral ou parcial de dívidas, empréstimos ou financiamentos. É comum deixar essas cobranças recorrentes ficarem como já estão. Contudo, o que você deve levar em consideração é: ao pagar de forma adiantada ou diminuir o montante, você economiza em dobro. Pode ser chato “perder” o dinheiro nesse momento, mas a longo prazo vai valer a pena para a saúde das suas finanças.

4. Organize suas contas

Tanto no fim do ano quanto no início as contas chegam em maior número. Por isso, vale reservar uma parte do valor para essas despesas. Com isso, a situação dessas épocas tende a ficar mais amena financeiramente e você pode se organizar melhor para fazer seu dinheiro render melhor durante o restante do ano.

5. Não se esqueça dos impostos

Além das contas, temos os tributos. O IPTU e o IPVA, por exemplo, devem ser pagos no início do ano. Então, é interessante pegar parte do montante para amenizar as cobranças e não correr o risco de ficar inadimplente, principalmente quando se tratam dos impostos.

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse!