Não é mais necessário explicar o que é o PIX e como ele funciona. O método de pagamentos instantâneo do Banco Central já está mais do que integrado ao dia a dia da população brasileira. O que ocorre é: cada vez mais vemos uma evolução dessa tecnologia, ou seja, precisamos aprender e entender as novas funcionalidades. Por exemplo, muitas pessoas já conhecem o PIX parcelado, existe também o PIX com cartão de crédito e até o PIX troco. Todavia, a bola da vez é o PIX offline, que não precisará de internet para a conclusão da transação.

Ficou curioso? Siga conosco neste artigo para entender tudo que já se sabe sobre o PIX offline.

O que é o PIX offline?

O nome já diz muito e como falamos acima é uma nova funcionalidade do PIX que permite que as operações sejam feitas sem a necessidade da internet. O problema é que ainda existem poucas informações sobre esse novo método. O anúncio aconteceu por parte do Banco Central em 2021, contudo, ainda sem datas e sem maiores detalhes.

O ponto é que ele já está em desenvolvimento e surge com o objetivo de resolver uma dor dos usuários do meio de pagamento. Outra questão é possibilitar uma maior cobertura para os donos de estabelecimentos e comércio que recebem por meio do PIX.

O PIX offline é mesmo necessário?

Estamos tão conectados às redes nos dias de hoje que praticamente esquecemos dos serviços offline. Entretanto, essa não é uma realidade absoluta no Brasil. De acordo com o IBGE em dados de 2022, mais de 28 milhões de pessoas não utilizam a internet no país. Dessa forma, fica claro que o PIX, mesmo sendo o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, ainda não é uma opção para muitos.

Como vai funcionar?

A execução ainda é uma incógnita, é até difícil imaginar como esse serviço vai funcionar sem a internet. Mas tá tudo bem, já existem algumas hipóteses para solucionar as questões técnicas da funcionalidade. Os estudos estão em torno de quatro possibilidades. São elas: a de QR Pagador, NFC, PIX por aproximação e o cartão PIX.

Sempre que surge um novo “tipo” de PIX os usuários buscam entender como ele vai facilitar suas vidas. Por exemplo, quando o PIX parcelado apareceu, muitas pessoas começaram a pagar contas assim. Todavia, é preciso estudar bem todas as condições. Existem plataformas focadas em pagar contas e elas podem te garantir mais benefícios do que pagamento instantâneo.

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Ainda não conhece a VpLabs? Não perca tempo! Aqui você fica por dentro de diversos assuntos do mundo das finanças!