Sabemos que é chato, todo dia um golpe novo para você conhecer, se atentar e se prevenir. Mas não há o que fazer, os criminosos estão sempre sofisticando os métodos para te enganar, roubar seus dados e seu suado dinheiro. Por isso, o caminho é apenas um: informação! Contudo, muitas vezes esse conhecimento só aparece depois que você já caiu na cilada. No momento, por exemplo, o golpe do 0800 é um dos mais efetivos e que mais prejudica os trabalhadores brasileiros.

Então, é preciso entendê-lo para evitar a complicação na sua vida e na de seus conhecidos. Continue conosco neste artigo e compartilhe as informações para juntos acabarmos com esse golpe. Confira!

O que é o golpe do 0800?

É uma prática que começou a ficar frequente no ano de 2019 e está cada vez mais comum. O meio é o telefone celular e a intenção é bem clara: acessar os dados bancários, principalmente o ou os cartões de crédito do alvo. Assim, em posse de todos os números, os criminosos conseguem realizar diversas compras até estourar o limite da pessoa. Além disso, por terem todas as informações, fica ainda mais difícil rastrear e contestar os pagamentos.

E como funciona?

Bom, o golpe do 0800 ocorre em etapas, o que, em muitos casos, é um grande problema para as vítimas em potencial desse crime. Em um primeiro momento, a pessoa recebe uma mensagem via SMS, geralmente de um número curto para passar credibilidade. O conteúdo do comunicado é o aviso de uma transação realizada no cartão de crédito e um link ou número de telefone (um 0800).

Dessa forma, a pessoa se assusta e entra em contato com número para resolver a situação. E é aí que mora o golpe. A mensagem é falsa, mas o mais importante, o 0800 também é. Com isso, você vai estar falando não com o banco, mas com os criminosos se passando por ele. Feita a ligação, os golpistas vão pedir diversos dados com a afirmação de que irão cancelar o cartão que foi clonado.

Como evitar o golpe do 0800?

Agora que você já entendeu como ele funciona, fica bem mais fácil se esquivar. E o segredo é esse mesmo, conhecendo a mecânica do golpe fica bem mais difícil ser uma vítima. No entanto, algumas dicas mais práticas e diretas podem ser bem valiosas. Veja:

  • Desconfie de qualquer mensagem relacionada a finanças e cartão de crédito que você receber;
  • Não clique em links que você receber de números desconhecidos;
  • Caso esteja com suspeita de qualquer irregularidade envolvendo o banco que você é cliente, busque os canais oficiais de atendimento;
  • Não forneça os números do seu cartão e principalmente o código que fica na parte de trás dele;
  • No caso de receber uma mensagem como a do golpe do 0800, confira no app do seu banco se realmente uma compra indevida aconteceu.

No final das contas não é tão difícil, todos os bancos e instituições financeiras possuem canais oficiais de atendimento dispostos a sanar as dúvidas de seus clientes. Não hesite em procurá-los para conferir qualquer situação.

Mesmo assim eu caí, o que fazer?

A primeira coisa a se fazer nessa situação é aí sim procurar o contato oficial da instituição para solicitar o real cancelamento do seu cartão e, se necessário, contestar compras já realizadas. Em seguida, você não pode deixar de ir às autoridades, faça o Boletim de Ocorrência. Isso não só será útil para comprovar para o banco que você foi vítima de um golpe, como servirá para evitar que outras pessoas passem pelo mesmo inconveniente.

Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia. Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.