Uma nova cilada tem tirado o sono de muitos aposentados e pensionistas do INSS: é o golpe do consignado, que tem permitido fraudes cometidas por quadrilhas especializadas em todo o Brasil. Funciona assim: criminosos estão comprando pacotes com dados pessoais e documentos de diversos beneficiários do país, conseguindo, portanto, realizar empréstimos consignados.


O modus operandi



Na maioria dos casos, os valores descontados ao longo dos meses é pequeno, o que faz com que as vítimas muitas vezes não percebam que foram lesadas, ou que percebam tardiamente. Segundo a polícia, as quadrilhas conseguem os dados e os documentos online, além de contar com a ajuda de funcionários do próprio INSS.


Há um mercado clandestino de documentos em grupos de aplicativos de mensagens. Existe até mesmo um ranking para ver quem lucra mais. Nesses grupos, dá para comprar inclusive o chamado “kit fraude”, formado por uma identidade e uma selfie que a pessoa tira mostrando o documento, que serve como uma espécie de assinatura eletrônica para contratos de crédito, como os empréstimos.



Aplicativo “Meu INSS”



O serviço ilegal e criminoso, também ofertado na internet, consegue desbloquear o aplicativo “Meu INSS” para empréstimos, além de trocar as senhas dos usuários. O ministro da Previdência já pediu a abertura de uma investigação na Polícia Federal. A Federação Brasileira de Bancos informou que acompanha permanentemente todos os temas relacionados à segurança cibernética, ainda que eles não tenham origem no sistema financeiro.


Como se proteger



Em 2022, 57.874 queixas de golpes de empréstimo consignado foram registradas em Procons de todo o Brasil. Isso dá mais de seis denúncias por hora. Os especialistas alertam: fique sempre atento às movimentações da sua conta. Em caso de movimentações suspeitas, entre imediatamente em contato com as instituições responsáveis.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!