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Anuidade do cartão de crédito: como funciona?

Entenda tudo sobre essa taxa e descubra como negociar o valor ou até zerá-lo!
2 min. de leitura
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O meio de pagamento mais utilizado no Brasil é o cartão de crédito. E para usufruir deste serviço, é muito comum que as instituições financeiras cobrem anuidade de seus clientes. Contudo, são diversos fatores, como tipo de cartão, banco, limite e usabilidade, que definem o valor dessa taxa. Além disso, existem cartões sem anuidade para o consumidor. Ou seja, apesar de parecer algo simples, é um universo com muitos desdobramentos.

Por isso, entenda abaixo como funciona essa cobrança e descubra maneiras de tentar diminuir ou até zerar a anuidade do seu cartão de crédito.

O que é a anuidade?

A taxa de anuidade é nada mais do que uma cobrança que a organização financeira ou banco faz para que o cliente possa utilizar o cartão de crédito. Apesar do nome, muitas vezes o recolhimento é feito mensalmente. De qualquer forma, sempre há a descrição na fatura do cartão. Além disso, o montante passa por ajuste todos os anos. Assim, é preciso estar atento, pois acredite, o valor é negociável.

Quando há a cobrança da taxa?

Vai depender muito de banco para banco. Todavia, isso pode ser fator determinante para você escolher qual cartão vai adquirir. Algo que é muito comum são as isenções, elas funcionam como benefício para convencer novas adesões. Porém, é preciso também estar de olho nisso, para a cobrança não te pegar desprevenido(a).

Cartões bloqueados ou vencidos

A cobrança de anuidade é totalmente legal e autorizada pelo Banco Central, mas claro, apenas para serviços ativos. Assim, se o seu cartão está bloqueado, seja por roubo, furto, compras suspeitas, etc, ou vencido não pode haver cobrança. Por isso, veja sempre todos os itens da sua fatura, pois são inúmeros casos de bancos que continuam cobrando anuidade mesmo com a função já inativa.

Como negociar o valor da anuidade?

Como foi dito acima, a taxa da anuidade pode ser negociada com a administradora do cartão. Portanto, sempre preste muita atenção nos contratos do serviço que você está contratando. Na maioria dos casos, os cartões estão associados a bancos. Então basta solicitar a diminuição da tarifa no próprio app do banco ou com o seu gerente. No caso de outras organizações financeiras, busque a central de relacionamento da empresa.

A grande questão é: o que vai te ajudar a diminuir ou até zerar a anuidade? E a resposta é até bem simples, usar o cartão. Quanto mais você paga nessa modalidade, melhor cliente você é para a financeira. Logo, para eles, se torna vantajoso te eximir de algumas taxas. Por isso, busque tornar o cartão de crédito seu aliado. Por exemplo, você sabia que pode pagar boletos com ele? Então, procure utilizar o seu ao máximo, mas claro, com responsabilidade e organização das finanças.

Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia.  Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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