Você sabia que o meio de pagamento mais utilizado no Brasil é o cartão de crédito? E aí, possui um? Utiliza diariamente? Bom, provavelmente as suas respostas foram sim. Isso porque, de acordo com os levantamentos mais recentes, o país possui mais de 134 milhões de ativos na modalidade. Ou seja, estamos falando de um universo gigantesco, que com certeza engloba diversas situações, conhecidas ou não do grande público. Uma delas, por exemplo, é a anuidade do cartão.

Além disso, uma pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) fez um levantamento sobre o perfil dos usuários da categoria em 2022. Em relação aos três primeiros meses do ano anterior, houve um aumento de 42,4% no que se refere ao uso do cartão de crédito. Os valores transacionados na modalidade bateram a marca de R$478,5 bilhões. Ou seja, mesmo já muito popular os números só aumentam.

Pensando nisso, separamos uma das peculiaridades do cartão de crédito para apresentar neste artigo. Então, siga conosco e entenda tudo sobre anuidade do cartão de crédito e porque ela existe. Confira!

O que é a anuidade do cartão?

Não é nada mais do que uma taxa cobrada pela instituição financeira – seja ela um banco, uma conta de pagamentos ou outra organização – para que o usuário possa utilizar os serviços do cartão de crédito. Na maioria dos casos a coleta do valor ocorre juntamente com a fatura mensal dos clientes. Contudo existem ainda outros tipos de recebimento, incluindo os cartões sem anuidade. Mas vamos falar disso mais pra frente.

Por agora, outra coisa que você precisa entender é que não há uma regra para as cobranças da taxa de anuidade. A logística fornecida pelo Banco Central é de autonomia. Dessa forma, fica a cargo das instituições fornecedoras dos cartões de crédito escolher quanto e de que forma será pago pelos utilizadores dos serviços.

Tipos de anuidades

Como falamos anteriormente, aqui no brasil o mais comum é ter a divisão da anuidade entre as faturas. Todavia, essa não é a única situação. Por isso, vamos te explicar todas elas. Veja:

Anuidade diferenciada

Apesar do nome, essa é a mais normal a qual apontamos anteriormente. A anuidade tem um valor cheio. Entretanto, ele é divido por 12 e sua distribuição acontece durante todo o ano.

Anuidade convencional

Mais convencional em outros países e em planos mais complexos de cartões de crédito, nesse caso a cobrança ocorre uma única vez ao ano ou em poucas parcelas.

Anuidade dependente

Também mais praticada em planos específicos, nela acontece apenas se o cartão de crédito for utilizado no mês em questão. Caso não sejam feitas transações, não há arrecadação.

Anuidade gratuita

Essa é bem simples de entender, não existe taxa. O que você deve saber sobre ela é que, na maioria dos cartões, é possível atingi-la perante alguns costumes no uso do meio.

Anuidade especial

Acontece em casos específicos. Por exemplo, contas salário e contas universitárias. Assim, existem vantagens ou descontos para as categorias.

Para que serve a anuidade do cartão?

Basicamente para cobrir os gastos operacionais. Dessa forma, a organização fornecedora dos serviços investe em melhorias de tecnologia e logística para que a utilização do seu cartão de crédito aconteça da melhor forma possível. Além disso, alguns planos cobram a taxa em troca de benefícios, como seguros e programas de milhagem.

Consigo negociar ou zerar a anuidade?

O valor da taxa é definido por uma série de fatores, como serviços oferecidos, tipos de cartão e até perfil do cliente. De qualquer forma, a maioria dos bancos estão abertos à negociação, pois mais importante que o valor em si, é a manutenção do cliente como consumidor.

Dessa forma, é extremamente possível diminuir e até zerar a anuidade do seu cartão. Para isso, é preciso entrar em contato com a instituição. É como se você estivesse assinando um novo plano de televisão ou telefone, existem opções distintas para atender os mais variados públicos. Então, busque o contato do seu banco ou do seu gerente, alguns bancos já oferecem a possibilidade dentro do próprio app.

Como diminuir sua taxa?

Assim como mostramos, um dos fatores influentes na taxa é o perfil do usuário. Geralmente os que utilizam mais o cartão têm mais vantagens, pois já geram muita receita para a organização. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece nossa plataforma, basta clicar aqui!