Vamos Parcelar

Balança comercial: entenda como ela afeta o nosso dia a dia

Descubra a importância desse parâmetro para medir a economia dos país!
3 min. de leitura
Acesso rápido

Existem diversos indicadores econômicos responsáveis por apresentar parâmetros de como vai a saúde financeira de um país. Alguns levam mais em consideração fatores externos e outros internos. Contudo, o importante é entender que cada um tem seu papel e é a analise completa deles feita por um profissional que pode determinar as condições atuais da economia de uma nação. PIB, inflação, desemprego e salário mínimo são alguns exemplos que você já deve conhecer. Todavia, também é possível citar a balança comercial, o INPC e o IPCA, que nem todos conhecem.

Por isso, preparamos um artigo para que você conheça um desses indicadores menos populares e fique mais por dentro de uma métrica extremamente importante para a nossa economia. Confira!

O que é a balança comercial?

De forma simplificada é o resultado das contas de importação e exportação de um país. Ou seja, se uma nação vende mais do que compra, ela está positiva na balança comercial, enquanto do contrário o saldo opera em déficit. Além disso, existe a situação de equilíbrio comercial, quando as contas se igualam. A questão é que o conceito vai além de uma simples conta de sair no positivo ou no negativo. São diversos fatores que influenciam, para aí sim, podermos concluir o resultado da balança.

Pense em uma balança tradicional de dois pratos, o equilíbrio acontece quando o peso dos dois lados se igualam. Entretanto é possível usar muitas combinações de materiais para chegar nesse mesmo resultado. Mesmo que 1 kg de algodão pese o mesmo que 1 kg de ferro, é preciso de muito mais algodão do que ferro para chegar nessa quantia. O mesmo serve para as exportações e importações. O Brasil, por exemplo, vende mais matéria prima (valor baixo), enquanto compra o produto final (mais caro).

Fatores que influenciam na balança comercial

Como você viu acima, o resultado da balança depende de algumas situações socioeconômicas e industriais do país. Por exemplo, os tipos de produtos importados e exportados, como explicamos no caso do Brasil. Todavia, existem outros pontos que afetam diretamente o funcionamento desse mecanismo. Veja!

Taxa de câmbio

Cada país ou conglomerado de países – União Europeia, por exemplo – possui sua moeda. Assim, é inevitável que as operações internas ocorram com elas. Dessa forma, na hora das transações internacionais, a maioria ocorrendo em dólares ou euros, os valores entre os câmbios afeta diretamente no resultado final da balança comercial.

Termos de troca

São basicamente os contratos firmados nas transações de exportação e importação. Ou seja, as taxas definidas por cada país em relação aos negócios fechados. Isso pode influenciar diretamente na concretização ou não de uma operação, assim como a escolha de onde vai comprar e para quem vai vender. É a mesma coisa que você escolher frequentar um outro mercado, pois lá os preços são melhores.

Embargos

A geopolítica é um assunto muito importante e sua influência fica clara nesse tema. Países podem condicionar negociações a fatores que não estão ligados a valores financeiros, mas relações entre as duas nações. Um exemplo atual é a guerra na Ucrânia, vários países restringiram as operações com a Rússia por causa disso.

Como influencia no seu dia a dia?

A grosso modo é o mesmo motivo pelo qual a economia do país afeta o cotidiano dos seus cidadãos, mas podemos aprofundar e entender melhor ao que se refere a balança comercial em si. Mais uma vez utilizando o exemplo do Brasil, os tipos de produto que são produzidos influenciam diretamente nos empregos que a nação vai ter em maior ou menor número. Além disso, os resultados das exportações e importações também vão fazer parte dos preços internos praticados.

Agora, você já sabe o que é balança comercial e como ela afeta sua vida, seu trabalho e os serviços que você consome. Todavia também é preciso ficar de olho na sua própria balança. É como se as exportações fossem o seu salário e as importações as suas despesas. E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!