Você muito provavelmente possui uma ou mais contas bancárias. Seja em uma instituição tradicional ou em uma digital, todos nós utilizamos diariamente os serviços dessas organizações para as mais variadas atividades do dia a dia. Contudo, existe uma outra categoria que você pode não conhecer, mas dependendo do seu perfil é uma ótima opção para aplicações e até captação de recursos. Estamos falando dos Bancos de investimentos e, apesar do nome já dar indícios, possui peculiaridades mais complexas do que você imagina.

Por isso, continue conosco neste artigo e entenda o que são e como trabalham os Bancos de investimentos. Confira!

O que são os Bancos de investimentos?

Antes de tudo, são organizações financeiras privadas. Além disso, oferecem serviços bem específicos e até com certas limitações para os usuários. Bem diferente do que estamos acostumado quando o assunto são bancos. Bom, resumidamente, essas instituições agem majoritariamente na captação de recursos para empresas.

Eles reúnem recursos através de algumas práticas comuns do mercado financeiro, como IPO (oferta pública inicial), títulos de renda fixa e aplicações dos clientes. Ou seja, é realmente como o nome aponta, um banco voltado para todas as vertentes dos investimentos. As pessoas jurídicas (empresas) buscando capital e as pessoas físicas (investidores) fornecendo esse capital, claro, com o intuito de lucrar também.

Quais operações são realizadas?

Deu para ter um primeiro entendimento de como funcionam os Bancos de investimentos. Mas e na prática? Quais são os serviços de fato? Veja:

  • Assessoria financeira;
  • Administrar o capital de terceiros;
  • Aprovar e conceder empréstimos;
  • Emitir títulos bancários e de investimentos;
  • Financiamentos.

É um Banco para você?

Apesar de estar aberto para qualquer um, seja pessoa física ou jurídica como explicamos, a maioria impõe algumas condições individuais para os seus clientes. Valor mínimo de capital a ser investido é um exemplo. Por isso, pesquise as normas e entenda se o seu perfil está alinhado com o dos bancos de investimentos. Lembrando, muitas outras instituições também oferecem serviços de aplicações monetárias, estude qual é a melhor opção para você.

Quem fiscaliza os Bancos de investimentos?

Mesmo se tratando de organizações privadas, ainda são Bancos. Ou seja, a fiscalização e a regularização é papel do Banco Central do Brasil (BACEN). Além disso, as normas seguem o estipulado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM). Por fim, as definições da Bolsa de Valores (B3), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) são aplicadas.

Agora você já sabe bastante sobre os Bancos de investimentos e consegue entender os serviços dessas instituições são benéficos para suas aplicações e ou negócios. Todavia, não adianta nada entrar nesse mundo se suas contas não estiverem em dia. Então, procure organizar as suas finanças antes de dar esse novo passo.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito deveicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Para ver mais conteúdos como esses, basta clicar aqui!