Ele está chegando, provavelmente um dos dias mais esperados por todos os consumidores do Brasil e do mundo. O evento da Black Friday se popularizou por todo o globo e aqui não poderia ser diferente. Mas você já se perguntou: o porquê deste nome, quando surgiu, como se iniciou e por que acontece?

Bom, essas perguntas e muito mais vamos te responder neste artigo. Confira!

O que é a Black Friday?

Antes de tudo, vamos à data. Tradicionalmente ocorre na quarta sexta-feira do mês de novembro e basicamente se trata de uma ação de vendas que se espalhou por todo o mercado de comércio e serviços. Ou seja, é um dia em que, na teoria, os lojistas e prestadores oferecem diversas promoções e descontos para seus clientes. Além disso, o evento serve como um reforço para o início das vendas de fim de ano.

Como surgiu o nome?

O termo é amplamente conhecido. Na tradução livre significa sexta-feira negra e a data está diretamente ligada ao Dia de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos. Mesmo assim, não se sabe ao certo a origem do nome. Entretanto, existem três hipóteses que explicam essa nomenclatura. Vamos a elas:

Investidores do século XIX

A primeira teoria vem de um caso em que dois investidores criaram um sistema para burlar o preço das ações do ouro nos Estados Unidos. Eles se deram bem e enriqueceram muito com a manobra. Todavia, o governo descobriu a situação e interferiu no preço da matéria prima. Dessa forma, o dia 24 de setembro de 1869 ficou marcado como a sexta-feira, pois muitos acionistas perderam fortunas.

Revista da década de 1950

Outra hipótese se refere a uma revista que, em um de seus editoriais, chamou a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças de Black Friday. O motivo foi o alto número de trabalhadores que fingiam estar doentes para não trabalhar depois do feriado. Assim, foi feito um jogo de palavras com a black death (surto de peste negra do século XIV) e a data em questão.

Policiais da Filadélfia

Por fim, a última teoria prega a frustração dos agentes policiais da cidade de Filadélfia que, também após o Dia de Ação de Graças, percebiam as ruas muito cheias e com mais acidentes do que o normal. Com isso, eles chamaram esse dia de Black Friday.

Como surgiu?

Agora que você conheceu os possíveis motivos para o termo, vamos falar sobre o surgimento do evento em si. Desde o século XX as liquidações após o Dia de Ação de Graças são comuns na América do Norte. No entanto, o nome conhecido até hoje só começou a ser usado na década de 1980. Ou seja, realmente tornando difícil distinguir qual das teorias está correta. Todavia, a popularização da data foi inevitável e se espalhou no mundo todo, mesmo a maioria dos países não comemorando o feriado que antecipa a Black Friday.

Black Friday no Brasil

Como já falamos, a data se espalhou e hoje já é uma febre no nosso país. Contudo, a ação ainda é nova por aqui, aconteceu pela primeira vez em 2010 e se estabeleceu apenas em 2012. Mesmo assim, já caiu nas graças dos brasileiros. Todavia, desde sua chegada até hoje, existem muitas críticas, pois são diversas as acusações de falsas promoções apresentadas pelos comerciantes locais.

Por isso, é bom se proteger e ficar por dentro para saber se os descontos são reais. Então, que tal conhecer uma plataforma que, não só te informa sobre os mais diversos assuntos do mundo das finanças, mas também te ajuda a ficar atento sobre as novidades!

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!