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Black Friday: por que tem esse nome e como surgiu?

Saiba tudo sobre a data mais famosa do mundo quando os assuntos são promoções e descontos!
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Ele está chegando, provavelmente um dos dias mais esperados por todos os consumidores do Brasil e do mundo. O evento da Black Friday se popularizou por todo o globo e aqui não poderia ser diferente. Mas você já se perguntou: o porquê deste nome, quando surgiu, como se iniciou e por que acontece?

Bom, essas perguntas e muito mais vamos te responder neste artigo. Confira!

O que é a Black Friday?

Antes de tudo, vamos à data. Tradicionalmente ocorre na quarta sexta-feira do mês de novembro e basicamente se trata de uma ação de vendas que se espalhou por todo o mercado de comércio e serviços. Ou seja, é um dia em que, na teoria, os lojistas e prestadores oferecem diversas promoções e descontos para seus clientes. Além disso, o evento serve como um reforço para o início das vendas de fim de ano.

Como surgiu o nome?

O termo é amplamente conhecido. Na tradução livre significa sexta-feira negra e a data está diretamente ligada ao Dia de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos. Mesmo assim, não se sabe ao certo a origem do nome. Entretanto, existem três hipóteses que explicam essa nomenclatura. Vamos a elas:

Investidores do século XIX

A primeira teoria vem de um caso em que dois investidores criaram um sistema para burlar o preço das ações do ouro nos Estados Unidos. Eles se deram bem e enriqueceram muito com a manobra. Todavia, o governo descobriu a situação e interferiu no preço da matéria prima. Dessa forma, o dia 24 de setembro de 1869 ficou marcado como a sexta-feira, pois muitos acionistas perderam fortunas.

Revista da década de 1950

Outra hipótese se refere a uma revista que, em um de seus editoriais, chamou a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças de Black Friday. O motivo foi o alto número de trabalhadores que fingiam estar doentes para não trabalhar depois do feriado. Assim, foi feito um jogo de palavras com a black death (surto de peste negra do século XIV) e a data em questão.

Policiais da Filadélfia

Por fim, a última teoria prega a frustração dos agentes policiais da cidade de Filadélfia que, também após o Dia de Ação de Graças, percebiam as ruas muito cheias e com mais acidentes do que o normal. Com isso, eles chamaram esse dia de Black Friday.

Como surgiu?

Agora que você conheceu os possíveis motivos para o termo, vamos falar sobre o surgimento do evento em si. Desde o século XX as liquidações após o Dia de Ação de Graças são comuns na América do Norte. No entanto, o nome conhecido até hoje só começou a ser usado na década de 1980. Ou seja, realmente tornando difícil distinguir qual das teorias está correta. Todavia, a popularização da data foi inevitável e se espalhou no mundo todo, mesmo a maioria dos países não comemorando o feriado que antecipa a Black Friday.

Black Friday no Brasil

Como já falamos, a data se espalhou e hoje já é uma febre no nosso país. Contudo, a ação ainda é nova por aqui, aconteceu pela primeira vez em 2010 e se estabeleceu apenas em 2012. Mesmo assim, já caiu nas graças dos brasileiros. Todavia, desde sua chegada até hoje, existem muitas críticas, pois são diversas as acusações de falsas promoções apresentadas pelos comerciantes locais.

Por isso, é bom se proteger e ficar por dentro para saber se os descontos são reais. Então, que tal conhecer uma plataforma que, não só te informa sobre os mais diversos assuntos do mundo das finanças, mas também te ajuda a ficar atento sobre as novidades!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!