Você já ouviu falar em boleto parcelado? Esse método de pagamento começou a ganhar espaço no e-commerce nos últimos anos pela sua “praticidade”. Além de possibilitar fazer compras online sem usar o limite do cartão de crédito, esse método é bastante explorado por aqueles que têm um limite baixo ou não possuem um cartão. Mas será que vale a pena aderir? Não se preocupe, neste artigo separamos algumas informações para esclarecer todas as suas dúvidas. Confira! 

O que é? 

Também conhecido como crediário digital, o boleto parcelado é uma forma de pagamento pela internet que permite parcelar uma compra sem precisar do cartão de crédito. Basicamente, esse método permite que o lojista receba integralmente o valor do produto enquanto você, consumidor, parcela a compra durante um período de tempo através do boleto. 

No exterior esse método é conhecido como “buy now pay later”. Contudo, no Brasil, essa forma já existe a algum tempo através do crediário. Dessa forma, o boleto parcelado permite que caso você não tenha renda o suficiente para pagar algum produto a vista, pode estar optando por essa forma de pagamento. 

Quais são as vantagens? 

Se você já deixou de comprar algo pela internet pela falta de opção de pagamento e por não possuir cartão de crédito, o boleto parcelado pode ser uma boa alternativa. Essa é a principal vantagem do serviço já que muitas pessoas não possuem cartão ou tem um limite de crédito baixo. Além disso, para usar esse método, basta verificar as lojas que o possui e todo o processo será feito de forma online. Contudo, vale ressaltar que em alguns estabelecimentos só é permitido esse tipo de pagamento quem for maior de 18 anos e tiver com o nome limpo. 

E as desvantagens? 

A princípio, o boleto parcelado pode ter muitas vantagens caso você precise fazer uma compra e não possui limite de crédito. Porém, como qualquer forma de pagamento ele possui suas desvantagens. A principal delas são as taxas cobradas na hora do parcelamento, em alguns lugares  os juros podem ser de 2% a 3%. 

Além disso, você deve ficar atento a quantidade de parcelas oferecidas e as suas cobranças. O boleto parcelado não possui uma quantidade x de parcelas que pode ser feita, por isso, pesquise bem antes de optar pelo método, pois cada estabelecimento oferece uma quantidade diferente de parcelamento. 

Cuidados ao contratar o boleto 

O boleto parcelado é um método prático, porém antes de contratá-lo você precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é saber sobre a sua renda! Querendo ou não, o boleto parcelado não deixa de ser um tipo de financiamento a curto prazo. Por isso, você precisa analisar o seu orçamento e ver se a cobrança de juros vai pesar no seu bolso ao longo dos meses. 

Ademais, antes de realizar a compra você precisa saber se aquele produto ou serviço realmente é necessário naquele momento. Às vezes, pode ser um objeto que você pode adquirir depois, quando tiver uma renda mais estabilizada. Por último, não deixe de procurar instituições consolidadas no mercado e que podem oferecer o serviço sem prejudicar drasticamente as suas finanças. Pesquisar em sites como o Reclame Aqui ajuda muito a ter uma noção sobre a empresa onde você vai comprar o produto e aquela que vai conceder o empréstimo parcelado. 

E aí, curtiu saber o que é, como funciona e se vale a pena aderir o boleto parcelado? Antes de assumir qualquer dívida a curto ou longo prazo você precisa ter cautela e pesquisar bem sobre o mercado que o oferece. Às vezes o prático e barato pode sair muito caro. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!