Empreendedor ou não, é bem possível que você nunca tenha ouvido falar de breakeven. Contudo, é muito necessário que você, dono de um negócio, entenda que estamos falando de um dos conceitos mais importantes para o seu comércio. De fato fica difícil acompanhar todos os termos que envolvem esse universo, principalmente a maioria sendo em língua estrangeira, mas não se preocupe. Estamos aqui para te ajudar.

Por isso, acompanhe este artigo fresquinho e fique por dentro do que se trata o breakeven e porque ele é tão importante para o sucesso do seu empreendimento.

O que é breakeven?

Para facilitar o entendimento, vamos começar com a tradução livre e literal. Breakeven se trata do ponto de equilíbrio. Ou seja, é o momento em que a empresa deixa de ter prejuízo e se prepara para começar a lucrar. Entretanto, não se desespere, o processo para alcançar essa etapa nem sempre precisa ser rápido, a questão é muito mais indicativa.

Sabemos que a palavra prejuízo assusta e ninguém quer perder dinheiro ao empreender. Mas nesse caso, estamos falando, na maioria das vezes, de uma situação específica de negócios que estão começando. É claro que o ideal é já começar lucrando. Todavia, também é um fato de que inicialmente é preciso investir para depois colher os frutos.

Dessa forma, alcançar o breakeven é percorrer um caminho natural. Mesmo assim, situações adversas podem ocorrer. Assim, uma empresa que já alcançou tal patamar pode precisar retomar os rendimentos ou o ponto de equilíbrio pode aumentar, uma vez que os custos operacionais aumentam.

Como calcular o breakeven?

O cálculo não é muito difícil, basta se atentar bem aos fatores que o compõem. É muito comum que as pessoas, ao buscarem o valor que determina o breakeven, se esqueçam de alguns valores da equação. Então vamos lá, para descobrir o ponto de equilíbrio você deve: somar os custos do seu negócio (variáveis e fixos) e igualar ao faturamento.

E é nos custos que os enganos costumam acontecer. Isso porque é preciso destrinchar os números. Para isso, a contabilidade da empresa deve estar em dia e ser bem feita. Para ajudar, vamos citar os montantes que compõem esse valor. Por exemplo, entre os gastos fixos estão os aluguéis, os salários, as contas e os impostos. Já nos variáveis temos a gasolina, os fretes e as comissões.

Por que é tão importante?

Como você viu anteriormente, o breakeven é um indicador e chegar nesse ponto faz parte de um processo natural e gradual. Então, é muito importante sempre estar por dentro deste valor. Com isso você tem uma projeção interessante de como está indo seu negócio. Além disso, mesmo depois de ultrapassar o equilíbrio, você pode utilizá-lo como uma boa referência para saber se seu empreendimento está crescendo ainda mais ou passando por um momento de crise.

E aí, achou as informações relevantes? Quer aprender mais sobre este universo? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog!