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Breakeven: o que é e a importância para o seu negócio?

Entenda a função desse indicador e sabia como utilizar ele para o crescimento da sua empresa.
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Empreendedor ou não, é bem possível que você nunca tenha ouvido falar de breakeven. Contudo, é muito necessário que você, dono de um negócio, entenda que estamos falando de um dos conceitos mais importantes para o seu comércio. De fato fica difícil acompanhar todos os termos que envolvem esse universo, principalmente a maioria sendo em língua estrangeira, mas não se preocupe. Estamos aqui para te ajudar.

Por isso, acompanhe este artigo fresquinho e fique por dentro do que se trata o breakeven e porque ele é tão importante para o sucesso do seu empreendimento.

O que é breakeven?

Para facilitar o entendimento, vamos começar com a tradução livre e literal. Breakeven se trata do ponto de equilíbrio. Ou seja, é o momento em que a empresa deixa de ter prejuízo e se prepara para começar a lucrar. Entretanto, não se desespere, o processo para alcançar essa etapa nem sempre precisa ser rápido, a questão é muito mais indicativa.

Sabemos que a palavra prejuízo assusta e ninguém quer perder dinheiro ao empreender. Mas nesse caso, estamos falando, na maioria das vezes, de uma situação específica de negócios que estão começando. É claro que o ideal é já começar lucrando. Todavia, também é um fato de que inicialmente é preciso investir para depois colher os frutos.

Dessa forma, alcançar o breakeven é percorrer um caminho natural. Mesmo assim, situações adversas podem ocorrer. Assim, uma empresa que já alcançou tal patamar pode precisar retomar os rendimentos ou o ponto de equilíbrio pode aumentar, uma vez que os custos operacionais aumentam.

Como calcular o breakeven?

O cálculo não é muito difícil, basta se atentar bem aos fatores que o compõem. É muito comum que as pessoas, ao buscarem o valor que determina o breakeven, se esqueçam de alguns valores da equação. Então vamos lá, para descobrir o ponto de equilíbrio você deve: somar os custos do seu negócio (variáveis e fixos) e igualar ao faturamento.

E é nos custos que os enganos costumam acontecer. Isso porque é preciso destrinchar os números. Para isso, a contabilidade da empresa deve estar em dia e ser bem feita. Para ajudar, vamos citar os montantes que compõem esse valor. Por exemplo, entre os gastos fixos estão os aluguéis, os salários, as contas e os impostos. Já nos variáveis temos a gasolina, os fretes e as comissões.

Por que é tão importante?

Como você viu anteriormente, o breakeven é um indicador e chegar nesse ponto faz parte de um processo natural e gradual. Então, é muito importante sempre estar por dentro deste valor. Com isso você tem uma projeção interessante de como está indo seu negócio. Além disso, mesmo depois de ultrapassar o equilíbrio, você pode utilizá-lo como uma boa referência para saber se seu empreendimento está crescendo ainda mais ou passando por um momento de crise.

E aí, achou as informações relevantes? Quer aprender mais sobre este universo? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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