O constante crescimento do mundo dos investimentos, mesmo em tempos de instabilidade econômica, culmina no surgimento e avanço de diversas áreas profissionais. Talvez você nunca tenha parado um momento para pensar nisso, mas faça esse exercício agora: quantas especialidades, que sequer conhecemos, estão envolvidas em todo esse universo? Com certeza várias! Por exemplo, como se chamam os responsáveis por indicar as vendas e compras de ações a uma grande empresa? Bom, se tratam dos analistas buy side e sell side, cargos que, mesmo não tão populares, são extremamente importantes para fazer “a roda girar”.

Imagine uma grande corporação do ramo financeiro, a movimentação de ativos mensais, semanais e até diários deve ser enorme. Logo, é preciso de pessoas com conhecimento técnico para sugerir como, quando e a qual valor as ações vão ser negociadas pela organização. Claro, no final das contas as decisões finais vão ser dos diretores. Contudo o papel desses profissionais é imprescindível.

Agora que já acendemos essa curiosidade na sua cabeça, vamos mergulhar de vez nas explicações sobre buy side e sell side. Quem sabe você não tem o perfil para entrar nessa área!

O que é um analista buy side?

Como você viu, estamos falando de especialistas que ajudam a definir se um investimento vale ou não a pena. No caso dos analistas buy side é ele o responsável por estudar se é interessante comprar um ativo para a empresa. Além disso, um profissional dessa categoria também pode prestar serviços para investidores independentes, mesmo sendo menos comum.

O papel desses analistas é, além de dar um veredito sobre as ações, cria estratégias para maximizar os lucros nas transações. Por isso, ele deve estar totalmente por dentro do mercado e das movimentações. Outra situação a se atentar é que, geralmente, os contratos feitos com quem trabalha como buy side envolve produtividade. Assim, bonificações por resultados satisfatórios são comuns.

O que é um analista sell side?

Você já deve ter um palpite, se o buy side compra, o sell side é reponsável pela analise das vendas. E é exatamente isso. Os analistas dessa categoria devem estudar e sintetizar informações sobre ativos para identificar valorização ou desvalorização. E deferente do que você pode estar imaginando não basta apenas saber vender com lucro. Os profissionais precisam quantificar se é possível ganhar mais segurando a ação ou até transacionar com prejuízo, pois os valores podem cair ainda mais.

Da mesma forma que acontece com os analistas buy side, parte da remuneração parte do desempenho que o profissional apresenta. Além disso, um atuante dessa área costuma construir modelos de projeção de resultados financeiros. Dessa forma, é possível replicar uma estratégia para vários clientes com perfis semelhantes.

Diferenças

Vão além da simplicidade de um compra e o outro vende. Até porque, estamos falando de analistas, que precisam comprovar um ponto para convencer uma empresa ou um investidor a de fato movimentar uma grande quantidade de capital.

Talvez a maior diferença esteja no modo de trabalho de cada um. Enquanto um buy side costuma trabalhar internamente na empresa e de forma anônima, um sell side pode vender um método aplicável para vários clientes. Isso ocorre pois, o vazamento de uma análise de buy side pode mudar o comportamento do mercado em relação a um ativo, já os estudos de um buy side vão ser utilizados individualmente para as ações que uma empresa já possui.

Como se tornar um analista sell side ou buy side?

Como a maioria das profissões e áreas de atuação hoje em dia, o resultado importa mais que uma graduação sem demonstrativos. Todavia, quando falamos de analistas desse segmento, é obrigatório que você possua o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento). Então, caso você queira entrar nesse ramo, busque cursos que te ensinem e te contemplem com tal certificação.

Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como este? Fique atento ao nosso blog! Temos sempre artigos fresquinhos e com temas super atuais. Ainda não conhece a VP Labs? Não perca tempo! Clique aqui!