Vamos Parcelar

logo-vp

Buy side x sell side: entenda as diferenças

Descubra como atuam analistas que atuam diretamente nas transações de ações e ativos de várias empresas!
3 min. de leitura
Acesso rápido

O constante crescimento do mundo dos investimentos, mesmo em tempos de instabilidade econômica, culmina no surgimento e avanço de diversas áreas profissionais. Talvez você nunca tenha parado um momento para pensar nisso, mas faça esse exercício agora: quantas especialidades, que sequer conhecemos, estão envolvidas em todo esse universo? Com certeza várias! Por exemplo, como se chamam os responsáveis por indicar as vendas e compras de ações a uma grande empresa? Bom, se tratam dos analistas buy side e sell side, cargos que, mesmo não tão populares, são extremamente importantes para fazer “a roda girar”.

Imagine uma grande corporação do ramo financeiro, a movimentação de ativos mensais, semanais e até diários deve ser enorme. Logo, é preciso de pessoas com conhecimento técnico para sugerir como, quando e a qual valor as ações vão ser negociadas pela organização. Claro, no final das contas as decisões finais vão ser dos diretores. Contudo o papel desses profissionais é imprescindível.

Agora que já acendemos essa curiosidade na sua cabeça, vamos mergulhar de vez nas explicações sobre buy side e sell side. Quem sabe você não tem o perfil para entrar nessa área!

O que é um analista buy side?

Como você viu, estamos falando de especialistas que ajudam a definir se um investimento vale ou não a pena. No caso dos analistas buy side é ele o responsável por estudar se é interessante comprar um ativo para a empresa. Além disso, um profissional dessa categoria também pode prestar serviços para investidores independentes, mesmo sendo menos comum.

O papel desses analistas é, além de dar um veredito sobre as ações, cria estratégias para maximizar os lucros nas transações. Por isso, ele deve estar totalmente por dentro do mercado e das movimentações. Outra situação a se atentar é que, geralmente, os contratos feitos com quem trabalha como buy side envolve produtividade. Assim, bonificações por resultados satisfatórios são comuns.

O que é um analista sell side?

Você já deve ter um palpite, se o buy side compra, o sell side é reponsável pela analise das vendas. E é exatamente isso. Os analistas dessa categoria devem estudar e sintetizar informações sobre ativos para identificar valorização ou desvalorização. E deferente do que você pode estar imaginando não basta apenas saber vender com lucro. Os profissionais precisam quantificar se é possível ganhar mais segurando a ação ou até transacionar com prejuízo, pois os valores podem cair ainda mais.

Da mesma forma que acontece com os analistas buy side, parte da remuneração parte do desempenho que o profissional apresenta. Além disso, um atuante dessa área costuma construir modelos de projeção de resultados financeiros. Dessa forma, é possível replicar uma estratégia para vários clientes com perfis semelhantes.

Diferenças

Vão além da simplicidade de um compra e o outro vende. Até porque, estamos falando de analistas, que precisam comprovar um ponto para convencer uma empresa ou um investidor a de fato movimentar uma grande quantidade de capital.

Talvez a maior diferença esteja no modo de trabalho de cada um. Enquanto um buy side costuma trabalhar internamente na empresa e de forma anônima, um sell side pode vender um método aplicável para vários clientes. Isso ocorre pois, o vazamento de uma análise de buy side pode mudar o comportamento do mercado em relação a um ativo, já os estudos de um buy side vão ser utilizados individualmente para as ações que uma empresa já possui.

Como se tornar um analista sell side ou buy side?

Como a maioria das profissões e áreas de atuação hoje em dia, o resultado importa mais que uma graduação sem demonstrativos. Todavia, quando falamos de analistas desse segmento, é obrigatório que você possua o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento). Então, caso você queira entrar nesse ramo, busque cursos que te ensinem e te contemplem com tal certificação.

Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como este? Fique atento ao nosso blog! Temos sempre artigos fresquinhos e com temas super atuais. Ainda não conhece a VP Labs? Não perca tempo! Clique aqui!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!