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Cartão de crédito: como proceder em caso de perda, roubo ou clonagem

Passar por qualquer um desses problemas é um baita perrengue. Então, clique aqui pra saber como proceder nesses casos!
2 min. de leitura
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Você tem cartão de crédito? Já perdeu, teve ele furtado ou clonado? Se sim, você certamente sabe a dor de cabeça que é. Caso nunca tenha passado por isso, é preciso estar atento para saber como agir e evitar que façam compras em seu nome. De acordo com o Banco Central, existem mais de 134 milhões de cartões ativos na modalidade crédito e infelizmente esses problemas são relativamente comuns.

Independentemente da situação, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o seu banco e solicitar o cancelamento do cartão. Em seguida, você precisa registrar um Boletim de Ocorrência em uma Delegacia de Polícia (em caso de furto o B.O pode ser feito online). Além disso, encaminhe cópias dos documentos da ocorrência para sua instituição financeira e para os órgãos de proteção de crédito informando o ocorrido.

Mas é claro que cada caso tem suas peculiaridades. Então, continue com a gente para saber o que fazer em cada circunstância!

Em caso de perda

Se você perdeu seu cartão e percebeu isso antes que uma compra indevida fosse feita, a situação é mais simples. Basta seguir as dicas básicas mencionadas acima. Dessa forma, sua maior preocupação será ficar sem cartão até que o banco emita um novo.

Já no caso de alguém encontrar seu cartão e efetuar uma compra, o processo não muda muito. Entretanto, é importante que você busque identificar quais são esses valores para informá-los à instituição financeira. Por isso, é interessante que você tenha familiaridade com o aplicativo do seu banco e acompanhe sempre os gastos por lá. Assim, saberá quais despesas são suas e quais não são.

Em caso de roubo

Caso seu cartão tenha sido furtado, o processo é o mesmo da perda. Não há muito o que fazer a não ser cancelar, e torcer para que você consiga fazer todo o procedimento antes de compras serem efetuadas. Em seguida, não esqueça de fazer o Boletim de Ocorrência, principalmente nessa situação, pois você pode impedir que isso aconteça com outras pessoas.

Todavia, atualmente não é só o roubo físico que preocupa. Cada vez mais pessoas usam o cartão de forma online e nem todos os serviços são confiáveis. Existem muitos sites feitos apenas para dar esse golpe. O procedimento continua o mesmo, mas fica a dica para sempre tomar muito cuidado e verificar onde você está cadastrando seus dados.

Em caso de clonagem

O importante sobre esse crime é que a responsabilidade é integralmente do banco provedor de serviço do cartão de crédito. Ou seja, é considerado falta de segurança da instituição. Então, apesar das clonagens muitas vezes assustarem pelos valores gastos, é algo que fica como dever da organização. Mesmo assim, é necessário seguir os passos básicos em qualquer situação, para garantir que você não saia no prejuízo.


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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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