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Cartão de crédito: conheça os tipos e suas diferenças

Existem várias opções desse formato de pagamento e conhecer cada uma delas pode fazer diferença para o seu bolso!
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Atualmente essa é uma tecnologia conhecida e usada por muitos para facilitar o dia a dia. Além de oferecer segurança, o cartão de crédito possibilita diversos benefícios. Porém, a princípio,  quando se fala na ferramenta alguns nem imaginam a ampla possibilidade e tipos que existem no mercado. 

Conhecer as categorias existentes pode fazer total diferença para o seu bolso e para as suas finanças, afinal, com certeza existe um cartão de crédito que combina mais com o seu perfil. Então, para te ajudar a escolher o melhor serviço entre tantas possibilidades, no artigo a seguir vamos te mostrar os tipos de cartões e as diferenças entre cada um deles. Confira!

Cartão de crédito nacional

Primeiramente vamos falar da opção nacional. Em primeiro lugar, esse é um tipo de cartão usado somente no Brasil, ou seja, a possibilidade possui anuidade e limite mais acessíveis. Além disso, algumas instituições de cartões nacionais oferecem vantagens como programas de fidelidade e milhas. Essa alternativa é indicada principalmente para clientes que têm baixa renda, que só fazem compras em comércios ou sites do país ou, por fim,  que acabaram de abrir uma conta no banco, por exemplo.

Cartão de crédito internacional

Essa é uma boa opção principalmente para quem costuma fazer compras em sites internacionais ou para quem viaja com frequência para fora do país. Contudo, vale ficar atento aos limites oferecidos e anuidades, que costumam ser bem maiores do que os cartões nacionais. Além disso, esse tipo de cartão costuma oferecer programas de relacionamento que acumulam pontos extras e saques no exterior, sempre com tarifas incluídas. 

Cartão de crédito Gold

De antemão, essa é a primeira opção de uma linha premium, oferecida somente para clientes que possuem uma renda um pouco mais alta ou que tem anos de relacionamento com o banco. Essa é uma alternativa que conta com limite de crédito maior, porém, suas taxas, como a de anuidade, por exemplo, também são mais altas. 

O cartão de crédito Gold permite que compras nacionais e internacionais sejam feitas. Além disso, outras vantagens são oferecidas aos cliente, como: 

  • Seguro para veículos alugados;
  • Maior acúmulo de pontos nos programas de fidelidade;
  • Garantia estendida para alguns produtos;
  • Por fim, troca emergencial de cartão, em caso de perda, roubo ou fraude, por exemplo. 

Cartão de crédito Platinum

Esse é um cartão feito para clientes considerados vips. Se você possui uma renda alta e costuma fazer muitas transações financeiras, essa pode ser uma boa opção para você. A renda mínima exigida para esse cartão é entre R$ 5.000 e R$ 10.000.  Esse tipo de cartão costuma ter uma anuidade bem alta, porém, os benefícios podem compensar. Confira quais são:

  • Seguro de veículos alugados;
  • Maior acúmulo de pontos nos programas de fidelidade;
  • Garantia estendida para alguns produtos;
  • Troca emergencial de cartão, em caso de perda, roubo ou fraude;
  • Seguro para viagens;
  • Descontos e parcerias com hotéis;
  • Serviço VIP e de Concierge;
  • Por fim, ofertas internacionais.

Cartão de crédito Black

A princípio essa categoria é oferecida somente para um público de alto poder aquisitivo. A opção só é liberada por meio de convite para pessoas que têm uma renda mínima mensal de R$ 15.000 ou possuem investimentos de R$ 1.000.000. A anuidade do cartão black costuma ser alta, por volta de R$1.200. Entre as vantagens estão:

  • Seguro de automóveis alugados;
  • Programa de pontos exclusivo;
  • Garantia estendida para alguns produtos;
  • Troca emergencial de cartão, em caso de perda, roubo ou fraude;
  • Seguro para viagens;
  • Descontos e parcerias com hotéis e resorts;
  • Serviço VIP e de Concierge;
  • Ofertas exclusivas;
  • Acesso à salas Vip e embarque prioritário em aeroportos;
  • Atendimento prioritário.

Co-branded

Por vezes um funcionário te para na loja para oferecer um cartão de crédito do estabelecimento, né? Essa opção é conhecida como Co-branded, em outras palavras, “cartão de marca própria”. Sempre que o cartão apresentar a logo e a cor padrão da loja, ele pertence a essa categoria. Ele pode ser encontrado em lojas de roupas, lojas de construção e eletrodomésticos, por exemplo. Entre as vantagens, as ofertas exclusivas, descontos em comprar e, por fim, as milhas aéreas, são as mais comuns. 

Cartão de crédito Universitário

É universitário ou tem um filho que está na universidade? Saiba que existe uma opção de cartão exclusiva para esse grupo! Essa opção oferece vantagens exclusivas, como o pagamento facilitado, por exemplo, e pode ser uma opção para o parcelamento da mensalidade da instituição no caso das privadas. É comum que sempre que se trata dessa opção, os bancos liberam o cartão sem a necessidade de comprovação de renda. Além disso, não há cobrança de anuidade. 

Cartão pré-pago

Essa é uma ótima opção para quem quer controlar os gastos ou quer introduzir a organização financeira ao filho, por exemplo. Nessa categoria, o cliente carrega o cartão com um determinado valor e somente essa quantia poderá ser usada ao longo do mês. Ou seja, se você carregar o cartão com 100 reais, só terá esse dinheiro para gastar até que outra recarga seja feita. 

Cartão virtual

Por último e talvez o mais usado atualmente: o cartão de crédito virtual. Essa opção é a ideal para quem gosta de fazer compras online. Apesar de não existir em formato físico, a ferramenta permite várias transações feitas por meio da internet e é super segura. Em outras palavras, ele é ativado por um período limitado de tempo, somente para você fazer a compra que pretende, e logo depois é desativado. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Agora que você conhece as principais opções de cartão de crédito ficou mais fácil escolher qual mais combina com o seu bolso, né?  Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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