Todos os meses ela chega e não tem como fugir. A fatura do cartão de crédito é com certeza uma das contas que mais assusta os brasileiros. Além disso, ela possui diversos pontos que o usuário deve entender para se dar bem com o boleto e evitar endividamentos.

Alguns itens são mais simples e conhecidos, como vencimento, número do cartão e total da fatura. Outros, causam certa dúvida, como data de fechamento, encargos e formas de parcelamento. A questão é, conhecer e saber para que cada um serve é essencial na hora de melhorar sua organização financeira e até evitar golpes.

Então, pegue sua última fatura e acompanhe aqui o que significa cada parte dela. Não deixe mais essa conta te aterrorizar no início do mês!

Número do cartão

Em toda fatura consta o número do cartão associado. Na maioria dos casos, são mostrados apenas os primeiros e os últimos dígitos. Dessa forma, é mantida a privacidade do usuário, mas mesmo assim há a segurança de que aquela conta é realmente do titular. Se atentar a esse item pode evitar que você caia no golpe do boleto falso.

Vencimento

Esse é fácil, é a data limite para o pagamento da fatura. Ou seja, se você quitar o boleto a qualquer momento antes disso, não vão existir multas, juros adicionais e encargos. Outro ponto importante é que, se a data de vencimento cair em um feriado ou em um final de semana, você pode liquidar a conta no primeiro dia útil seguinte sem alterar as condições originais.

Fechamento

Ainda nas datas, essa se refere ao último dia em que cobranças foram feitas nessa fatura. Mas o que isso significa? Por exemplo, se a conta fecha no dia 5, todas as compras feitas antes disso estarão presentes no boleto do mês em questão, e do dia 6 em diante, os valores virão na próxima mensalidade.

Valor total e mínimo

Primeiramente, toda fatura possui o montante total a ser pago. Esse valor é a somatória de todos os gastos feitos até o fechamento da fatura. Além disso, também há uma quantia mínima que você pode quitar do boleto caso não tenha condições de pagar integralmente. Essa segunda opção não é recomendada, pois os juros são altíssimos.

Formas de parcelamento

Além do mínimo, quando você não possui condições de fazer a quitação por inteiro do valor, é possível parcelar. Ao selecionar essa opção, o usuário paga a primeira parte até a data de vencimento e as seguintes juntamente com as próximas fatura. Entretanto, essa modalidade também possui taxas altas.

Descrição das despesas

Nessa parte estão presentes todos os gastos discriminados. Ou seja, é nessa hora que você confere se há algum valor que você desconhece. Dessa forma, é preciso entrar em contato com a instituição financeira e entender o que ocorreu. Além disso, nessa área você encontra as suas compras parceladas e quantas prestações ainda faltam.

Limites

Esse item é simples de se entender e já é bem conhecido pelos usuários. Basicamente, é a quantia máxima que você pode gastar em um mês utilizando seu cartão de crédito. Além desse limite para compras, existe o limite de saques. Na fatura, é o número que informa quanto dinheiro você pode sacar em caixas eletrônicos. A maioria dos bancos cobra taxas por esse serviço.

Encargos

Por fim, em toda fatura é possível analisar as taxas e juros cobradas pela organização. Nessa parte da conta, estão presentes todos os encargos cobrados. Além disso, é nessa área onde fica o demonstrativo das compras feitas em outras moedas e as cotações.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de

veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não

conhece a VP, acesse nosso site!