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Cartão de crédito: conheça todos os itens da fatura

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Todos os meses ela chega e não tem como fugir. A fatura do cartão de crédito é com certeza uma das contas que mais assusta os brasileiros. Além disso, ela possui diversos pontos que o usuário deve entender para se dar bem com o boleto e evitar endividamentos.

Alguns itens são mais simples e conhecidos, como vencimento, número do cartão e total da fatura. Outros, causam certa dúvida, como data de fechamento, encargos e formas de parcelamento. A questão é, conhecer e saber para que cada um serve é essencial na hora de melhorar sua organização financeira e até evitar golpes.

Então, pegue sua última fatura e acompanhe aqui o que significa cada parte dela. Não deixe mais essa conta te aterrorizar no início do mês!

Número do cartão

Em toda fatura consta o número do cartão associado. Na maioria dos casos, são mostrados apenas os primeiros e os últimos dígitos. Dessa forma, é mantida a privacidade do usuário, mas mesmo assim há a segurança de que aquela conta é realmente do titular. Se atentar a esse item pode evitar que você caia no golpe do boleto falso.

Vencimento

Esse é fácil, é a data limite para o pagamento da fatura. Ou seja, se você quitar o boleto a qualquer momento antes disso, não vão existir multas, juros adicionais e encargos. Outro ponto importante é que, se a data de vencimento cair em um feriado ou em um final de semana, você pode liquidar a conta no primeiro dia útil seguinte sem alterar as condições originais.

Fechamento

Ainda nas datas, essa se refere ao último dia em que cobranças foram feitas nessa fatura. Mas o que isso significa? Por exemplo, se a conta fecha no dia 5, todas as compras feitas antes disso estarão presentes no boleto do mês em questão, e do dia 6 em diante, os valores virão na próxima mensalidade.

Valor total e mínimo

Primeiramente, toda fatura possui o montante total a ser pago. Esse valor é a somatória de todos os gastos feitos até o fechamento da fatura. Além disso, também há uma quantia mínima que você pode quitar do boleto caso não tenha condições de pagar integralmente. Essa segunda opção não é recomendada, pois os juros são altíssimos.

Formas de parcelamento

Além do mínimo, quando você não possui condições de fazer a quitação por inteiro do valor, é possível parcelar. Ao selecionar essa opção, o usuário paga a primeira parte até a data de vencimento e as seguintes juntamente com as próximas fatura. Entretanto, essa modalidade também possui taxas altas.

Descrição das despesas

Nessa parte estão presentes todos os gastos discriminados. Ou seja, é nessa hora que você confere se há algum valor que você desconhece. Dessa forma, é preciso entrar em contato com a instituição financeira e entender o que ocorreu. Além disso, nessa área você encontra as suas compras parceladas e quantas prestações ainda faltam.

Limites

Esse item é simples de se entender e já é bem conhecido pelos usuários. Basicamente, é a quantia máxima que você pode gastar em um mês utilizando seu cartão de crédito. Além desse limite para compras, existe o limite de saques. Na fatura, é o número que informa quanto dinheiro você pode sacar em caixas eletrônicos. A maioria dos bancos cobra taxas por esse serviço.

Encargos

Por fim, em toda fatura é possível analisar as taxas e juros cobradas pela organização. Nessa parte da conta, estão presentes todos os encargos cobrados. Além disso, é nessa área onde fica o demonstrativo das compras feitas em outras moedas e as cotações.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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