O cartão de crédito é considerado por muitos um inimigo da vida financeira. Segundo uma pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em 2021, 79% dos brasileiros estavam devendo. Dessa estimativa, 84,9% tinham alguma dívida relacionada ao cartão de crédito. Com isso, essa é a modalidade que causa maior endividamento entre a população, e gera uma alta cobrança de juros e taxas para os clientes.   

Entretanto, esse serviço pode se tornar um aliado para quem sabe usar. Com a possibilidade de parcelar compras, juntar pontos e trocar milhas, o cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no país. E por esse motivo, pode apresentar muitas vantagens. Diante disso, saiba quando o cartão de crédito pode se tornar um vilão ou aliado do controle financeiro. Confira! 

Quando o cartão é um vilão?

A modalidade é conhecida pela possibilidade de parcelar compras em 3, 10, 12 vezes, muitas vezes, sem juros. Contudo, se o usuário não tiver controle sobre os gastos, isso pode acabar se tornando um problema. Isso acontece porque muitas pessoas parcelam várias compras e no final, o valor do boleto vem maior do que ela pode pagar. Diante disso, o pagamento mínimo da fatura se torna uma alternativa. 

Apesar de ser uma “boa opção” no primeiro momento, essa funcionalidade cobra juros sobre juros e é considerada bastante desvantajosa. Um dos motivos está relacionado ao pagamento da fatura seguinte. Caso o usuário opte por pagar o valor mínimo, no próximo mês o boleto virá acrescido de juros, o que não foi pago no mês anterior mais a fatura que está em aberto. 

Por esse motivo, caso o cliente não tenha o valor total para pagar, o cartão de crédito vira uma bola de neve. Dessa forma, ele acaba em um ciclo sem fim tendo que optar pelo cheque especial, que também tem cobrança de juros, e acaba ficando ainda mais endividado. Portanto, o cartão de crédito é um vilão para quem não consegue ter planejamento e controle financeiro sobre os gastos. 

Em quais situações é um aliado? 

Bom, o cartão de crédito pode apresentar muitas vantagens para quem sabe fazer uso, o primeiro está relacionado aos benefícios que pode oferecer. Sobretudo, muitas intuições financeiras e operadoras de cartão oferecem programas de fidelidade que possibilitam acumular pontos para trocar por produtos ou milhas. 

Além disso, com o avanço dos bancos digitais como o Nubank, a cobrança de tarifa e manutenção é quase inexistente. E quando a mesma é feita, os valores estão entre R$ 10 a R$ 20 reais mensais. Sobretudo, quando o cliente tem controle sobre o seu orçamento, ele compromete 30% da sua renda para pagar o cartão de crédito. Dessa forma, ele não terá problemas com o pagamento de juros caso atrase ou pague o valor mínimo da fatura. 

Ademais, o principal fator que torna a modalidade um aliado está na relação entre usuário e banco. Ao utilizar o cartão de crédito, e pagando em dia, o cliente estará movimentando o seu CPF e garantindo um aumento no score de pontos para que, futuramente, possa conseguir fazer um empréstimo ou financiamento. 

Cartão de crédito = controle financeiro 

Portanto, deu para perceber que para fazer bom uso do cartão de crédito, tudo depende do planejamento financeiro de cada pessoa. Muitas vezes, o serviço é uma mão na roda para ajudar em imprevistos que estão fora do nosso controle. Além disso, é uma garantia de um valor que estará disponível caso falte dinheiro para pagar alguma conta. 

Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.