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Cartão de crédito: vilão ou aliado?

Saiba como essa modalidade pode se tornar vantajosa, ou não, para o seu orçamento.
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O cartão de crédito é considerado por muitos um inimigo da vida financeira. Segundo uma pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em 2021, 79% dos brasileiros estavam devendo. Dessa estimativa, 84,9% tinham alguma dívida relacionada ao cartão de crédito. Com isso, essa é a modalidade que causa maior endividamento entre a população, e gera uma alta cobrança de juros e taxas para os clientes.   

Entretanto, esse serviço pode se tornar um aliado para quem sabe usar. Com a possibilidade de parcelar compras, juntar pontos e trocar milhas, o cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no país. E por esse motivo, pode apresentar muitas vantagens. Diante disso, saiba quando o cartão de crédito pode se tornar um vilão ou aliado do controle financeiro. Confira! 

Quando o cartão é um vilão?

A modalidade é conhecida pela possibilidade de parcelar compras em 3, 10, 12 vezes, muitas vezes, sem juros. Contudo, se o usuário não tiver controle sobre os gastos, isso pode acabar se tornando um problema. Isso acontece porque muitas pessoas parcelam várias compras e no final, o valor do boleto vem maior do que ela pode pagar. Diante disso, o pagamento mínimo da fatura se torna uma alternativa. 

Apesar de ser uma “boa opção” no primeiro momento, essa funcionalidade cobra juros sobre juros e é considerada bastante desvantajosa. Um dos motivos está relacionado ao pagamento da fatura seguinte. Caso o usuário opte por pagar o valor mínimo, no próximo mês o boleto virá acrescido de juros, o que não foi pago no mês anterior mais a fatura que está em aberto. 

Por esse motivo, caso o cliente não tenha o valor total para pagar, o cartão de crédito vira uma bola de neve. Dessa forma, ele acaba em um ciclo sem fim tendo que optar pelo cheque especial, que também tem cobrança de juros, e acaba ficando ainda mais endividado. Portanto, o cartão de crédito é um vilão para quem não consegue ter planejamento e controle financeiro sobre os gastos. 

Em quais situações é um aliado? 

Bom, o cartão de crédito pode apresentar muitas vantagens para quem sabe fazer uso, o primeiro está relacionado aos benefícios que pode oferecer. Sobretudo, muitas intuições financeiras e operadoras de cartão oferecem programas de fidelidade que possibilitam acumular pontos para trocar por produtos ou milhas. 

Além disso, com o avanço dos bancos digitais como o Nubank, a cobrança de tarifa e manutenção é quase inexistente. E quando a mesma é feita, os valores estão entre R$ 10 a R$ 20 reais mensais. Sobretudo, quando o cliente tem controle sobre o seu orçamento, ele compromete 30% da sua renda para pagar o cartão de crédito. Dessa forma, ele não terá problemas com o pagamento de juros caso atrase ou pague o valor mínimo da fatura. 

Ademais, o principal fator que torna a modalidade um aliado está na relação entre usuário e banco. Ao utilizar o cartão de crédito, e pagando em dia, o cliente estará movimentando o seu CPF e garantindo um aumento no score de pontos para que, futuramente, possa conseguir fazer um empréstimo ou financiamento. 

Cartão de crédito = controle financeiro 

Portanto, deu para perceber que para fazer bom uso do cartão de crédito, tudo depende do planejamento financeiro de cada pessoa. Muitas vezes, o serviço é uma mão na roda para ajudar em imprevistos que estão fora do nosso controle. Além disso, é uma garantia de um valor que estará disponível caso falte dinheiro para pagar alguma conta. 

Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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