Atualmente há um grande vilão por trás de todo e-commerce: o abandono de carrinhos. De acordo com um levantamento feito pela Enext, uma consultora de marketing digital, cerca de 61% dos clientes desistem da compra quando já está quase concluindo o processo de pagamento e a princípio, o maior responsável por isso é, sobretudo, a falta de checkout transparente.

Em primeiro lugar, isso acontece principalmente por conta de algum desmotivador na jornada do usuário durante a compra, seja pelos processos longos ou páginas que demoram a carregar. Inclusive, é aí que entra o checkout, que tem o papel de mudar esse cenário e facilitar o momento do pagamento. Segundo a empresa norte-americana Forrester Research, 11% das desistências de compra em um negócio online acontecem por conta de páginas de checkout com problemas. 

Nesse sentido, no artigo a seguir vamos explicar o que é, como funciona e quais as vantagens desse sistema. Então, se você tem interesse em melhorar a jornada de compra do seu cliente e diminuir a quantidade de carrinhos abandonados, confira! 

O que é o checkout transparente?

Antes de mais nada vamos explicar do que estamos falando. O checkout transparente é um processo de pagamento que acontece no mesmo ambiente que o negócio online, ou seja, o cliente não será redirecionado para outra página para realizar o pagamento. Em outras palavras, toda a transmissão de dados entre o negócio e o provedor de pagamentos acontece nos bastidores. 

Nesse sentido, como o cliente tem a possibilidade de fazer tudo em uma mesma página, a experiência acaba sendo melhor e passando mais segurança. 

Checkout transparente X Checkout Padrão

Como explicado anteriormente, o pagamento de uma compra no checkout transparente acontece dentro do próprio site. Por outro lado, no checkout padrão o cliente é redirecionado para uma outra plataforma para efetuar o pagamento, como por exemplo, o PayPal. É importante destacar que essa segunda opção também é seguro para o usuário, porém, torna a jornada mais longa. 

Quais as vantagens do checkout transparente?

Menos abandono de carrinho 

Graças ao sistema, o processo de pagamento online é mais rápido e simplificado para o cliente. Em outras palavras, ele não precisa esperar o carregamento de uma nova aba, já que tudo é feito em um mesmo ambiente. Ou seja, isso colabora para que o cliente conclua a jornada. 

Mais segurança

Como o processamento acontece dentro da sua página, o consumidor acaba se sentindo mais seguro. No método de checkout transparente, o pagamento é direcionado para outra URL e acaba gerando dúvidas, já que não condiz com o site em que a compra foi iniciada. 

Melhora da jornada do usuário 

A experiência nada mais é do que o processo que o cliente percorre desde o momento que acessa o site até o pagamento. O pagamento é a etapa final do relacionamento entre o cliente e a empresa, por isso o checkout é tão importante, já que ele torna a jornada transparente, simples e rápida. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Hoje a concorrência entre e-commerces é muita, por isso, é importante sempre se manter atualizado em relação às tecnologias e oferecer a melhor jornada possível para os clientes. Quer receber mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up no seu orçamento.

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