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CNH: é possível renovar pela internet?

Acompanhe o passo a passo e saiba como esse serviço pretende facilitar a vida dos condutores.
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Todo condutor que dirige um veículo legalmente licenciado deve estar em dia com a sua documentação. Contudo, isso se aplica principalmente à CNH, documento que possibilita que o motorista conduza um veículo por todo território nacional. Dessa forma, algumas obrigações são impostas a esse tipo de licença sendo uma delas a renovação

Esse processo que antes era feito mediante agendamento prévio, hoje em dia pode ser realizado de forma simplificada pela internet. Entretanto, apenas alguns estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão oferecendo o serviço. Diante disso, veja a seguir o passo a passo e as condições para renovar a CNH pela internet. 

Quando renovar? 

A primeira etapa que um condutor precisa seguir para renovar sua habilitação é saber o prazo de validade do documento. Segundo nova lei do Código de Trânsito Brasileiro, os condutores com até 49 anos devem fazer a renovação a cada 10 anos. Já para aqueles que têm idade entre 50 a 70 anos, o documento precisa ser renovado a cada 5 anos. Por fim, condutores com 70 anos ou mais terão de renovar a CNH de 3 em 3 anos. 

Quanto custa? 

As taxas para renovar o documento podem variar de acordo com cada unidade federativa. Portanto, o condutor deve levar em consideração que vai pagar pela taxa de serviço do Detran, pelo exame médico, psicotécnico e toxicológico caso tenha categoria C, D ou E.

Como renovar pela internet? 

No Rio de Janeiro, a renovação da CNH online está disponível apenas para os condutores que optaram pelo processo simplificado da habilitação. Além disso, motoristas que tenham algum tipo de restrição, podem ser convocados a comparecerem pessoalmente em algum posto do Detran para renovar o documento. E os condutores que estão renovando o documento fora do seu estado de origem, também devem comparecer presencialmente em um posto do órgão. Acompanhe o passo a passo para renovar a CNH pela internet. 

Passo 1 

No site do Detran, acesse a opção “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação”. Para os condutores do Rio de Janeiro, o acesso é feito pelo “Posto Digital” através do site gov.br

Passo 2

Em seguida, preencha os campos informando CPF, data de nascimento, data da 1º habilitação e município residencial; 

Passo 3

Complete o formulário que abrirá automaticamente e confira as informações; 

Passo 4 

Faça o download do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou Duda, para o RJ; 

Passo 5 

Agende a data e horário do exame médico; 

Passo 6 

Imprima e efetue o pagamento da taxa. 

Considerações finais 

Em algumas cidades do estado de São Paulo, é possível que o condutor faça a renovação da sua CNH sem precisar ir a um posto do Detran. Dessa forma, o serviço de renovação simplificada reaproveita a última foto e coleta biométrica do cidadão. 

Entretanto, em outros estados, o condutor precisa comparecer em qualquer posto, sem agendamento, para coletar os dados biométricos e atualizar a foto. Sobretudo, vale ressaltar que a renovação pela internet não é obrigatória. Portanto, o condutor que preferir fazer o processo de forma presencial pode estar agendando o atendimento prévio nos postos. 

E aí, já sabia que era possível renovar a CNH pela internet? Esse novo método busca agilizar a vida de muitos brasileiros e simplificar ainda mais o processo. Entretanto, sabemos que o processo envolve um pouquinho de investimento por conta das taxas que são cobradas. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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