Antes de tudo, se você é motorista deve saber que a CNH é imprescindível para transitar pelas ruas e estradas do país dentro da lei. Em segundo lugar, você precisa saber que em 2021, algumas regras novas foram incluídas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e já estão em vigor. Por último, mas não menos importante: você sabia que o documento passou por mudanças? 

Nesse sentido, depois que tantas mudanças aconteceram, é preciso ficar de olho na documentação e se certificar de que ela atende às exigências do Detran, órgão fiscalizador de trânsito. Caso não atenda, você deve renová-la.  Então, para te ajudar nessa, a seguir vamos te informar sobre tudo que você precisa saber sobre a renovação da CNH. Confira!

Qual o prazo de renovação? 

Antes de mais nada, vamos falar sobre prazos. Anteriormente a CNH tinha validade de cinco anos para motoristas de 18 a 64 anos e de três anos para motoristas com mais de 65 anos. Porém, depois que o CTB foi modificado, o prazo de renovação varia de acordo com a idade do condutor. Motoristas com até 49 anos, por exemplo, têm a CNH válida por 10 anos; já os motoristas com idade entre 50 e 69 anos precisam fazer a renovação de cinco em cinco anos; por fim, os motoristas de 70 anos ou mais devem renovar a cada três anos. 

E a pontuação da CNH?

A princípio esta é uma das principais mudanças do CTB. De forma geral, a pontuação aumentou de 20 para 40 e pode variar de acordo com a quantidade de infrações gravíssimas. Por exemplo: 

  • 20 pontos: no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos: no período de 12 meses, com uma infração gravíssima;
  • 40 pontos: no período de 12 meses, sem nenhuma infração gravíssima.

Como renovar a CNH? 

1. Exame toxicológico

Primeiramente, se você é motorista de ônibus, caminhão, táxi, aplicativos de transporte ou faz outro tipo de transporte remunerado de bens ou pessoas, antes de qualquer coisa você deve realizar o exame toxicológico. O laudo deve ser feito em laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran)

2. Faça o agendamento

Em seguida, acesse o site do Detran do seu estado e preencha o formulário de renovação. Além de alguns dados pessoais, será solicitado um horário e local mais próximo de você para que você realize o procedimento. Para isso basta clicar em “Habilitação” e em “Renovação da CNH” depois que acessar o site. 

3. Separe a documentação

Antes que saia de casa, confira se está com todos os documentos necessários em mãos, isso inclui: RG, CPF, CNH mais recente, comprovante de residência e protocolo de agendamento. Além disso, é recomendado também levar uma cópia de cada um desses documentos.

4. Exame de aptidão física e mental

Logo após os dados sejam confirmados pelo Detran do seu estado, providencie o exame médico de aptidão física e mental. Esse é exigido para todos os motoristas, profissionais ou não. 

5. Pague a taxa solicitada

Desde já é preciso estar ciente de que a renovação do documento não é gratuita. O pagamento da taxa será solicitado depois que o exame toxicológico, físico e psicológico foram aprovados. Contudo, o valor pode variar caso você escolha receber o documento em casa ou por correio. 

6. CNH em mãos!

Por fim, depois que todos os processos forem feitos e aprovados, é só esperar o documento chegar em casa ou aguardar os 7 dias para buscá-lo no Detran mais próximo de você. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? O documento irregular pode trazer diversas consequências além das multas, por isso, é importante se manter sempre informado. Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado com vários conteúdos que podem te ajudar no seu dia a dia.