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CNH: saiba como renovar sem complicações

O Código de Trânsito Brasileiro mudou e muitos motoristas precisam renovar o documento. Será que você é um deles? Confira!
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Antes de tudo, se você é motorista deve saber que a CNH é imprescindível para transitar pelas ruas e estradas do país dentro da lei. Em segundo lugar, você precisa saber que em 2021, algumas regras novas foram incluídas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e já estão em vigor. Por último, mas não menos importante: você sabia que o documento passou por mudanças? 

Nesse sentido, depois que tantas mudanças aconteceram, é preciso ficar de olho na documentação e se certificar de que ela atende às exigências do Detran, órgão fiscalizador de trânsito. Caso não atenda, você deve renová-la.  Então, para te ajudar nessa, a seguir vamos te informar sobre tudo que você precisa saber sobre a renovação da CNH. Confira!

Qual o prazo de renovação? 

Antes de mais nada, vamos falar sobre prazos. Anteriormente a CNH tinha validade de cinco anos para motoristas de 18 a 64 anos e de três anos para motoristas com mais de 65 anos. Porém, depois que o CTB foi modificado, o prazo de renovação varia de acordo com a idade do condutor. Motoristas com até 49 anos, por exemplo, têm a CNH válida por 10 anos; já os motoristas com idade entre 50 e 69 anos precisam fazer a renovação de cinco em cinco anos; por fim, os motoristas de 70 anos ou mais devem renovar a cada três anos. 

E a pontuação da CNH?

A princípio esta é uma das principais mudanças do CTB. De forma geral, a pontuação aumentou de 20 para 40 e pode variar de acordo com a quantidade de infrações gravíssimas. Por exemplo: 

  • 20 pontos: no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos: no período de 12 meses, com uma infração gravíssima;
  • 40 pontos: no período de 12 meses, sem nenhuma infração gravíssima.

Como renovar a CNH? 

1. Exame toxicológico

Primeiramente, se você é motorista de ônibus, caminhão, táxi, aplicativos de transporte ou faz outro tipo de transporte remunerado de bens ou pessoas, antes de qualquer coisa você deve realizar o exame toxicológico. O laudo deve ser feito em laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran)

2. Faça o agendamento

Em seguida, acesse o site do Detran do seu estado e preencha o formulário de renovação. Além de alguns dados pessoais, será solicitado um horário e local mais próximo de você para que você realize o procedimento. Para isso basta clicar em “Habilitação” e em “Renovação da CNH” depois que acessar o site. 

3. Separe a documentação

Antes que saia de casa, confira se está com todos os documentos necessários em mãos, isso inclui: RG, CPF, CNH mais recente, comprovante de residência e protocolo de agendamento. Além disso, é recomendado também levar uma cópia de cada um desses documentos.

4. Exame de aptidão física e mental

Logo após os dados sejam confirmados pelo Detran do seu estado, providencie o exame médico de aptidão física e mental. Esse é exigido para todos os motoristas, profissionais ou não. 

5. Pague a taxa solicitada

Desde já é preciso estar ciente de que a renovação do documento não é gratuita. O pagamento da taxa será solicitado depois que o exame toxicológico, físico e psicológico foram aprovados. Contudo, o valor pode variar caso você escolha receber o documento em casa ou por correio. 

6. CNH em mãos!

Por fim, depois que todos os processos forem feitos e aprovados, é só esperar o documento chegar em casa ou aguardar os 7 dias para buscá-lo no Detran mais próximo de você. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? O documento irregular pode trazer diversas consequências além das multas, por isso, é importante se manter sempre informado. Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado com vários conteúdos que podem te ajudar no seu dia a dia.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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