Ao ler essa palavra, provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça são as notícias dos telejornais sobre bolsa de valores e economia. Contudo, esse termo está mais presente no seu cotidiano do que você imagina. Por exemplo, as commodities têm impacto direto no seu orçamento. Assim, é importante você compreender o funcionamento desse assunto para conseguir ter maior controle sobre o seu dinheiro.

Então, veja abaixo o que são as commodities, quais suas categorias e como elas interferem na sua vida financeira.

O que são?

Na tradução direta, a palavra commodity significa mercadoria. Na prática, o conceito não foge muito disso. As commodities são mercadorias de produtos básicos de matérias-primas. Ou seja, itens produzidos em alta escala com características uniformes. Além disso, não há distinção em relação a quem produziu e como foi feita. Entretanto, o preço estipulado acompanha a demanda e a procura pelos artefatos no mercado.

Algumas características específicas marcam o ramo dos commodities. Aqui vão alguns exemplos: produção e qualidade uniforme, pouca industrialização e alto nível de comercialização. Além desses, também é possível citar que são produtos de origem primária, possuem grande importância mundial e não a diferença entre marcas.

Principais commodities do Brasil

Não é segredo que o Brasil é um país produtor e exportador. Por isso, são muitas commodities que movimentam a economia nacional. Dentre todas elas, as mais importante são:

  • Soja;
  • Minério de ferro;
  • Petróleo bruto;
  • Açúcar e melaço;
  • Boi gordo;
  • Celulose;
  • Milho.

Tipos de commodities

Outro ponto de importância sobre as commodities são as diferentes categorizações que elas recebem de acordo com a sua origem. São três principais tipos que as definem, veja:

  • Agrícolas: Primeiramente, um tipo que é muito importante para a economia brasileira. Como o próprio nome já diz, envolve os produtos pertencentes ao agronegócio e seus adjacentes. Soja, milho e Boi gordo são alguns exemplos da área;
  • Minerais: Em seguida, mas não menos importante. Outro setor de extrema relevância para o cenário mundial é o que envolve a exploração mineral. Apesar do Brasil não ser um dos líderes no segmento, são as commodities mais rentáveis. Os mais negociados são o ouro e o petróleo;
  • Financeiras: Por fim, as que representam os títulos emitidos pelos governos e o dinheiro que é negociado externamente. Euro e Dólar são as moedas mais transacionadas. Além disso, no Brasil o papel mais conhecido é o Tesouro Direto.

Qual é o impacto na sua vida financeira?

Basicamente, os preços das commodities influenciam diretamente nos valores dos produtos finais que chegam até o consumidor. Apesar de se tratarem de matérias primas, elas afetam o montante final. Então, se você estiver por dentro dos principais itens, vai saber quando eles ficarão mais caros ou mais baratos. Um dos exemplos mais conhecidos e que está presente na vida de muitos brasileiros é a relação do commodity petróleo e da gasolina.

Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia. Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.