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Como receber a restituição do Imposto de Renda por PIX?

Você sabia que agora pode receber o dinheiro do IR 2022 de forma mais rápida e fácil? Clique aqui e entenda como!
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A mais nova notícia envolvendo o PIX, método de pagamento queridinho dos brasileiros, é a possibilidade de usar a função para receber a restituição do Imposto de Renda 2022. Além de facilitar a chegada do dinheiro ao cidadão, essa novidade também vem para evitar o preenchimento errado de dados bancários.

Além disso, outra etapa importante desse imposto é o pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs). Esse processo também poderá ser feito pelo PIX. Dessa forma, principalmente profissionais financeiros e empreendedores, que pagam diversos tributos, terão mais praticidade na hora de quitar os impostos.

Então, descubra como fazer esse processo e facilitar os recebimentos e pagamentos do Imposto de Renda 2022. 

Como receber a restituição pelo PIX?

Antes de tudo, há uma regra muito importante para receber os valores por esse tipo de transferência. A sua chave cadastrada deve ser o seu CPF. E-mail, telefone e chave aleatória não serão compatíveis com o serviço. Isso porque, a Receita Federal precisa que os dados da declaração sejam os mesmos do destino do montante.

Por isso, se atente a sua conta bancária. Garanta que você possui seu Cadastro de Pessoa Física como referência para essa modalidade de transferência. Caso você ainda não possua seu CPF cadastrado, é muito fácil. Vá até o aplicativo do seu banco, entre na aba PIX e informe uma nova chave. É permitida a existência de mais de um código por pessoa, não há necessidade de excluir suas chaves atuais.

Cronograma da restituição

Se você optou pelo PIX ao fim da sua declaração do Imposto de Renda 2022, a data para o recebimento da sua restituição vai continuar seguindo o cronograma da Receita Federal. Portanto, a possibilidade de obter os valores dessa maneira tem como principal vantagem a garantia de que não haverão erros de preenchimento de dados, pois o CPF como chave garante o cruzamento eficiente dos dados.

Então, veja abaixo o calendário da restituição. Fique por dentro de quando você irá receber a sua seja por PIX ou transferência bancária:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: 29 de julho de 2022;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022.

Como pagar o DARF com PIX?

Até o ano de 2021, o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais era feito apenas com código de barras presente. Entretanto, agora, juntamente com a restituição, a função do PIX vai ser habilitada. 

 Nesse caso, é um pagamento feito pelo cidadão. Ou seja, não há necessidade do CPF como chave. Para possibilitar essa funcionalidade, a partir de 2022, os DARFs irão conter, além do código de barras, um QR Code para efetuar a quitação pelo PIX.

Essas novas medidas, com certeza facilitarão a vida de muitos brasileiros. Entretanto, o Imposto de Renda não é o único tributo no país, pelo contrário, existem muitos outros. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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