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Como retificar o Imposto de Renda?

Errei algumas informações na minha declaração do IR, e agora? Confira o passo a passo do que fazer!
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No início de março foi dada a largada para a declaração do imposto de renda em 2022 e o prazo final para fazer o processo vai até o dia 31 de maio.  De acordo com a Receita Federal, a expectativa é de que pelo menos 34,1 milhões de declarações sejam entregues este ano. De antemão, é importante lembrar que esse é um procedimento que exige atenção e tempo, então, quanto mais cedo você fizer, menor é a chance de cometer erros. 

Mas e quando as informações são equivocadas por algum engano? Bom, nesses casos a retificação do imposto de renda é uma saída! Às vezes essa é a única forma de evitar cair na malha fiscal e de ter que prestar maiores esclarecimentos à receita. Desde já, é preciso deixar claro que dados errados podem gerar multas e consequências maiores. 

Para te ajudar a evitar futuras dores de cabeça, vamos te esclarecer o que é a retificação e o passo a passo de como retificar o imposto de renda. Confira!

O que é?

Antes de tudo vamos entender do que se trata. Retificar a declaração significa, ao pé da letra, consertar erros encontrados. A declaração retificadora substitui completamente a declaração original, ou seja, aquela que foi feita primeiro mas que tinha algum dado errado.  Em outras palavras, essa é uma alternativa para quando você preenche algo errado e envia a documentação. Desse modo, os erros do primeiro envio serão substituídos pelas informações corretas. 

Quando retificar?

Em primeiro lugar, isso não é algo que será identificado por você. O próprio sistema vai informar se tem algo de errado ou incompatível. Ou seja, depois que feita a declaração é importante acompanhar a situação do seu imposto de renda, através do portal e-CAC. Segundo a Receita Federal, os erros mais comuns envolvem omissão de renda e inclusão de dependentes de forma indevida. 

Como fazer? 

Primeiramente você deve entrar no Programa Gerador do Imposto de Renda e ir até o tópico “Declaração” que se encontra ao lado esquerdo da tela. Logo depois, clique em “Retificar”. Em seguida, escolha o documento que será corrigido e preencha o número do recibo da declaração em questão ou da última retificação, se esse for o caso. Depois que feito esse processo, você deve fazer as alterações necessárias. Por último, você vai encaminhar novamente a declaração à base de dados da Receita Federal.

Qual o prazo para retificar?

Os erros na declaração podem ser corrigidos dentro de um período de cinco anos após o envio do documento original. 

Quantas vezes posso retificar?

Atualmente não existe um limite para retificações, ou seja, é possível corrigir sua declaração quantas vezes você quiser. Porém, o ideal é que esse processo seja feito o mínimo possível, pois a Receita Federal pode achar suspeito e pedir maiores esclarecimentos. Caso você tenha muitas dúvidas em relação ao procedimento da declaração, vale a pena pedir ajuda a um contador ou especialista na área. Uma outra opção é acompanhar os conteúdos sobre o tema em nosso blog. E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento a plataforma para não perder nada!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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