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Como se planejar para sair da casa dos pais?

Confira seis dicas para se organizar e ter um processo de mudança tranquilo!
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Como dizem: filhos são criados para bater asas e sair do ninho. O desejo de alcançar a independência surge conforme crescemos e por vezes sair da casa dos pais e ter um cantinho para chamar de seu é um momento marcante para o alcance da autonomia. Porém, esse é um grande passo e é necessário organização para que tudo aconteça da melhor forma possível. Afinal, não se trata somente da mudança de endereço. Além disso, os gastos e responsabilidades financeiras também devem passar por modificações.

Acabou a história das coisas acontecerem a um passe de mágica. Em outras palavras, ao se mudar os armários de alimentos não vão se encher sozinhos, a conta de energia não vai aparecer paga e os produtos de limpeza só vão existir na sua casa se você comprar. A princípio as coisas vão parecer difíceis, mas depois você vai perceber que vale a pena voar com as próprias asas e ter o próprio ninho. 

Para te ajudar nessa mudança, listamos 5 dicas de como se organizar financeiramente para sair da casa dos pais. Então, pegue a caneta, papel e prepare o bolso! 

1. Defina as suas metas 

Antes de tudo é preciso definir suas expectativas e montar uma espécie de cronograma para se organizar passo a passo. Por exemplo: estimule uma data para quando deseja se mudar, reflita sobre o que quer ter na sua casa ou apartamento e se pensa em dividir o imóvel para reduzir os custos. Nesta etapa as listas podem ser suas melhores amigas, ou seja, use e abuse de checklists.

2. Pesquise os melhores lugares 

Investigue os preços de apartamentos e casas na sua cidade e região. É importante pesquisar as possibilidades de imóveis, definir se pretende morar em casa ou apartamento e ver quais lugares possuem valores que combinam mais com o seu bolso. A escolha do local é uma questão importante para que você consiga alcançar as metas estipuladas e manter a organização financeira.

3. Analise as despesas domésticas

Quanto custa um pacote de arroz? Quanto será a conta de água? Esse é o momento em que tudo deve ser colado na ponta do lápis. É ideal que você fique por dentro de quais serão as despesas e tente calcular um valor médio dos gastos que terá. Logo depois, avalie se sua renda pessoal é capaz de cobrir os custos sem comprometer o orçamento. Do contrário, caso os valores comprometam mais 70% da sua renda total, a dica é para que comece a planejar soluções para cortar gastos e reflita sobre o que é necessário e o que pode ser deixado para depois. 

4. Junte dinheiro 

De antemão, fazer um pé de meia antes de se mudar é uma boa estratégia para evitar sufocos a curto prazo. Nesse sentido, se conseguir guardar pelo menos 5% ou 10% do seu salário mensal você pode dar início a uma reserva financeira para ser usada sempre que aparecer alguma emergência. 

5. Faça um teste drive

Que tal testar antes de tomar a grande decisão? Você pode alugar um local por um período menor de tempo só para ter uma ideia de como será e por em prática suas novas responsabilidades financeiras. As plataformas QuintoAndar e Airbnb podem ser boas opções para essa etapa, por exemplo. Ambas estão disponíveis para celulares IOS e Android.

6. Faça um chá de casa nova

Nada melhor do que ter amigos por perto! Depois que tudo estiver certo, as caixas desempacotadas e as coisas em seus devidos lugares,  chame a galera para te ajudar a mobilhar seu novo lar. Dessa forma, você vai economizar e destinar o dinheiro que seria gasto com eletrodomésticos, por exemplo,  para gastos do dia a dia.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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