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Compensação bancária: o que é e quanto tempo demora?

Entenda porque as instituições financeiras possuem prazo para confirmar os pagamentos.
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Estar ciente das nomenclaturas e expressões do mundo financeiro quando não se faz parte dele, não é nada fácil. É muito comum que as pessoas tenham dúvidas acerca dos procedimentos bancários e de siglas como TED, DOC e etc. Por isso, vamos explicar de forma simples e descomplicada sobre os processos citados acima e mais precisamente sobre compensação bancária. Confira!

Para que não haja falhas ou alguma espécie de fraude existem mecanismos dentro do sistema bancário para garantir a segurança de todos os usuários. A compensação faz parte disso e é bem fácil de entender. Como o próprio nome já diz, esse processo é o tempo que leva para o banco assimilar os pagamentos de uma transação que pode ser feita através de boleto, cartão de crédito, débito ou transferência.

Ou seja, todas as formas de pagamento, exceto a em dinheiro à vista, entram no processo de compensação bancária. Quando você paga um boleto referente a uma compra online, por exemplo, a loja onde você adquiriu o produto não recebe o valor imediatamente. Ela precisa esperar até que o banco realize a baixa para que o seu pedido seja confirmado e enviado posteriormente.

No Brasil, o tempo de processamento padrão de pagamentos é de até 3 dias úteis para boletos e em operações como transferências (DOC e TED), pagamentos com cartões de débito e crédito e depósitos no caixa eletrônico.

No entanto, vale a pena ressaltar que já existem instituições, como por exemplo, o Banco do Brasil que possuem o depósito imediato que é feito nos caixas eletrônicos das agências BB e sem precisar de envelope. Nesse caso, a compensação bancária é quase instantânea.

Como funciona a compensação bancária?

É simples. Ela é analisada pela instituição bancária em questão antes da confirmação. O prazo padrão utilizado em nosso país foi instituído pelos bancos para que eles possam dispor do tempo necessário para conferir os dados e liquidar o pagamento.

Por isso que no caso do boleto é comum ver que a data limite para quitar o débito é bem ampla na maioria das vezes para dar tempo de ser conferido corretamente. As principais informações analisadas são: o documento registrado, confirmação dos dados do pagador e do recebedor. Só após é feito o repasse do dinheiro do cliente para a empresa responsável.

Tipos de compensação

TED

TED ou Transferência Eletrônica Disponível é um procedimento que possui uma das compensações bancárias mais rápidas atualmente. Geralmente leva apenas alguns minutos para ser concluída e, em seguida, ocorre a liberação do dinheiro. 

DOC

Neste processo o DOC ou Documento de Ordem de Crédito, a operação fica registrada no sistema e a instituição tem de um a dois dias úteis para realizar a confirmação ou negar o pagamento, levando em conta a hora que o procedimento foi feito.

PIX

A forma de pagamento mais popular atualmente, o PIX, é um uma forma de compensação bancária instantânea. Entre outras palavras, os bancos conseguem conferir automaticamente os dados do usuário e disponibilizar o dinheiro na hora. Se houver a constatação de algum erro ou fraude o banco fará o cancelamento da transação e o valor será estornado para a conta de origem.

Cartões

Outro bom exemplo de compensação imediata são os cartões de crédito e débito. São raríssimos os casos de problemas por parte do banco na hora do pagamento, mas quando isso acontece podem levar até 24h para verificar o que aconteceu.

Depósito em caixa eletrônico

Pode demorar até um dia útil para ser compensado. No entanto, é preciso levar em consideração o horário que a operação foi executada.


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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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