Graças a evolução da tecnologia, novas formas de comércio e consumo surgiram. Anteriormente, comprar um produto envolvia toda uma logística de sair de casa e peregrinar pelas lojas, mas agora é possível fazer tudo através da internet. Além da comodidade que as compras online permitem, os bons descontos e a enorme variedade fizeram com que essa possibilidade virasse a queridinha dos brasileiros.

De acordo com a Neotrust, empresa responsável por fazer estudos estatísticos, em 2021 as vendas no e-commerce tiveram uma alta de 57,4% em relação a 2020. Segundo a pesquisa, 78,5 milhões de compras online foram feitas somente nos três primeiros meses do ano. Outro levantamento realizado pelo NZN Intelligence, empresa de direcionamento estratégico, mostrou que 74% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras pela internet. 

Porém, apesar das maravilhas, nem tudo são flores. As lojas virtuais investem cada vez mais em tecnologia cibernética para trazer mais segurança e uma melhor experiência aos consumidores. Contudo, nem sempre tudo é 100% seguro. Nesse sentido, listamos 5 dicas para você pôr em prática para evitar riscos e dores de cabeça na hora de fazer suas compras online. Confira!

1- Prefira sites conhecidos 

Antes de mais nada é preciso conferir a reputação da loja. Geralmente sites confiáveis têm um ícone de cadeado na barra de endereço do navegador, ou seja, desconfie se o símbolo não estiver aparecendo. O recomendado é que você evite compartilhar seus dados e fazer qualquer transação nesses casos.

No caso dos aplicativos, as compras só devem ser feitas se você tiver certeza de que a plataforma é oficial. Você pode confirmar essa informação dando uma olhada na classificação da ferramenta e nos comentários disponíveis na hora de instalar o app. 

2- Informe-se sobre a empresa 

Dê um Google antes de comprar! O site do Reclame Aqui pode te ajudar nessa. Pesquise pelo nome da loja na página e confira os comentários antes de fazer o pagamento. Uma outra opção para se manter seguro é verificar se a plataforma da empresa disponibiliza informações como telefone ou e-mail para contato, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), políticas de troca, endereço, razão social e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Quanto mais transparência, melhor. 

3- Desconfie de preços baixos 

Sempre bate felicidade quando surge aquela super oferta em anúncios aleatórios que aparecem enquanto você navega pela internet, né? Apesar da vontade de aproveitar a oportunidade, é preciso suspeitar dos preços muito baixos. Em outras palavras: promoções existem, mas geralmente as lojas seguem o preço médio do mercado. Ou seja, se o produto está muito mais barato ele pode estar com defeito ou pode se tratar de um golpe. 

4- Não deixe suas senhas gravadas

Nada de marcar a opção para lembrar das senhas ou de se manter conectado nos sites. A alternativa pode até trazer mais facilidade em compras futuras, contudo, seus dados ficarão disponíveis na plataforma, que pode ser acessada ou invadida por outros usuários. Então, a melhor opção é preencher as informações pessoais e do cartão sempre que for adquirir um novo produto. 

Além disso, é importante tomar cuidado também na hora da definição das senhas. Evite datas de nascimento e números de telefones. É recomendado também que cada plataforma tenha uma senha. Os gerenciadores de senhas são uma boa alternativa para guardá-las com segurança e não correr o risco de perder nenhuma delas. 

5- Evite sinal de wi-fi desconhecido 

Prefira fazer compras online usando somente o seu sinal wi-fi ou o de pessoas próximas. Os sinais públicos de internet estão mais suscetíveis a serem invadidos por hackers, que por sua vez terão acesso aos seus dados pessoais e informações disponíveis em seu dispositivo, por exemplo. Se precisar comprar alguma coisa fora de casa, prefira usar o sinal 3G, 4G ou 5G do seu celular.

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