Vamos Parcelar

logo-vp

5 mulheres em cargos de liderança para acompanhar no mercado financeiro

Participantes ativas no universo das finanças, o gênero feminino cresce em cargos de liderança e em número de investimentos
3 min. de leitura
Acesso rápido

A princípio os espaços eram divididos por gênero, e quando se tratava de temas econômicos, as mulheres eram colocadas na arquibancada e observavam tudo de longe. Agora não existe mais essa história de ficar só assistindo. Nesse meio tempo elas viraram personagens importantes no assunto, donas do próprio dinheiro e tem uma participação ativa no mercado financeiro. 

Essa ainda é uma área dominada por homens, contudo, após uma longa maratona, de muito suor e esforço, a presença do gênero feminino vem crescendo significativamente nesse universo. Foi dada a largada e isso é só o começo, afinal ainda há uma longa trajetória até o ponto de chegada para finalmente se alcançar a igualdade no setor. 

Antes de tudo é preciso deixar claro que as formas de participação no mercado são diversas e tem espaço para todas. Ou seja, as possibilidade vão desde investimentos como pessoa física, à estudiosas e pesquisadoras na áreas, até cargos de liderança em instituições como bancos centrais e secretarias do tesouro. Por exemplo, a quantidade de mulheres que investem na B3, bolsa de valores do Brasil, cresceu mais de cinco vezes entre 2018 e 2021. O número de investidoras foi de 179 mil para 924 mil no período.

Todas podem fazer parte dessa história! Não sabe por onde começar? Então vamos te apresentar cinco mulheres que são referências no mercado financeiro para você acompanhar e ficar por dentro do assunto. 

Marina Cançado

Foto: Reprodução – Marina Cançado

O foco da investidora é direcionar as transações financeiras para soluções sociais e ambientais. Depois que iniciou sua carreira no setor público, a profissional desenvolveu o programa de educação financeira para usuários do Bolsa Família. Atualmente, Marina é líder em inteligência de negócios de sustentabilidade da empresa XP Private.

Luciana Seabra

Foto: Divulgação – Luciana Seabra

A profissional é uma das maiores especialistas em fundos de investimentos do Brasil. Luciana é jornalista, mestre em economia e analista CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento). Atualmente, ela usa a internet e as redes sociais para publicar conteúdos voltados para a educação e formação de investidores. Você pode acompanhar os conteúdos por meio do canal Invista Spiti, no Youtube.

Ana Laura Magalhães Barata

Foto: Divulgação – Ana Laura Magalhães Barata

A mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal de Uberlândia começou no mercado financeiro como assessora. Depois de alguns anos na área, surgiu a vontade de compartilhar o que aprendeu. Agora ela tem um canal no Youtube e uma página no Instagram onde explica o mercado financeiro de forma mais simples e didática. 

Tereza Moreno 

Foto: Divulgação – Tereza Moreno

Tereza é graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem 28 anos de atuação no mercado. A profissional é vice-presidente da Financeira da Prudential do Brasil. Além disso, ela é engajada na inclusão e diversidade de gênero e racial no mercado financeiro.

Nathalia Arcuri

Foto: Reprodução/Instagram – Nathalia Arcuri

Nathalia é jornalista e foi pioneira em falar sobre educação financeira de uma forma diferente do convencional. Atualmente a profissional usa o Youtube, as redes sociais e o blog Me Poupe que criou para espalhar conteúdos sobre o mercado financeiro de uma forma divertida e de fácil entendimento. 


Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de

veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não

conhece nossa plataforma, basta clicar aqui!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!