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CRC: o que é e qual sua importância para a contabilidade?

Você já ouviu falar sobre CRC? Clique aqui e venha entender a sua importância para os profissionais do meio contábil.
2 min. de leitura
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Você sabe o que é CRC? Não? Bem, quem já teve que solicitar algum serviço contábil certamente já ouviu falar dessa sigla. A princípio, é importante ter em mente que se trata de uma ferramenta fundamental para a credibilidade de um contador e da empresa. Por isso, vamos te explicar a seguir tudo sobre esse termo. Vamos lá?

O que é?

O Certificado de Registro Cadastral (CRC) é um documento que comprova a competência dos profissionais da área contábil . Quando uma empresa contrata os serviços dessa classe, geralmente exige essa documentação como forma de respaldo.  

O CRC

No casos das empresas, o cenário ideal é ter um setor que esteja a frente de todas as ações contábeis. No entanto, caso acabem recorrendo a terceirização do serviço é preciso se manterem atentas e checar se o profissional contratado possui esse certificado.

Para ter uma noção, esse documento em questão não apenas regulariza a contabilidade, mas também é uma importante ferramenta para novos formandos na área de ciências contábeis, e acaba sendo também um aliado para melhorar o posicionamento no mercado.

Benefícios

Depois de adquirir essa certificação o profissional desse meio pode usufruir de inúmeras vantagens, a principal é sem dúvidas as orientações ético-profissionais dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Além disso, é preciso estar atento e seguir todas as normas a risca, já que o órgão fiscaliza casos de fraudes e pune os responsáveis pelo ocorrido.

Programas educacionais

Os órgãos de contabilidade disponibilizam com frequência cursos e programas educacionais para todos aqueles que estão registrados, com dados atualizados e sem pendencias financeiras no conselho. Ou seja, quem possui o certificado tem prioridade.

Documento pessoal

Sabe quando você sai de casa e percebe que esqueceu o RG em casa? Bom, assim como os certificados de direito, por exemplo, o CRC é uma boa alternativa para substituir o documento de identidade.

Como conseguir o CRC?

Primeiramente, é preciso saber que existem dois tipos de carteiras de CRC: a provisória e a definitiva. A primeira é emitida logo após a aprovação no exame. Já a definitiva é impressa em um cartão com material rígido, com proteção antifraude e com confirmação de identidade através de certificado digital. A única forma de adquirir a CRC é através do Exame de Suficiência Contábil.

Por que contratar profissionais com CRC?

Ao longo do artigo foi possível perceber inúmeras vantagens de dispor de um profissional dessa área, mas vale a pena ressaltar que não é apenas mais um serviço contratado para sua empresa ou organização e sim, um investimento.

Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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