Uma das formas de adquirir a casa própria é através do crédito imobiliário. Esse tipo de financiamento é popular no país por ser acessível a um número considerável de cidadãos. Pensando nisso, separamos algumas informações sobre esse tipo de crédito, assim como suas vantagens e desvantagens na hora de assumir um compromisso a longo prazo. Confira! 

O que é crédito imobiliário?

É um crédito concedido a uma pessoa física com a finalidade de adquirir um imóvel novo ou usado, por meio de um financiamento. A instituição financeira ou corretora libera o benefício mediante a pagamento integral ou parcial do valor da propriedade. 

Dessa forma, é feito um contrato entre comprador e banco onde será determinado a quantia que deve ser paga. O valor é somado de acordo com os juros estabelecidos pela instituição, assim como a quantidade de parcelas a ser paga. Diante disso, o imóvel passa a ficar no nome de quem o adquiriu. Por outro lado, o imóvel é vendido apenas quando a dívida com o banco for encerrada.

Como funciona? 

Para obter o crédito imobiliário é preciso que a pessoa escolha o tipo de financiamento desejado. As instituições financeiras podem oferecer diferentes modalidades, isso varia de entre os bancos públicos e os privados. Sobretudo, nas instituições públicas, é possível que o financiamento seja feito por iniciativas populares, como por exemplo, o Minha Casa Minha Vida

Além disso, algumas condições são estabelecidas para obter o crédito. Será preciso analisar a renda familiar mensal, o valor disponível para dar de entrada, a duração do contrato entre outros fatores. Após a escolha do banco ou corretora, o interessado precisa reunir os documentos para a análise de crédito. Esse procedimento é feito em órgãos como o Serasa e o Serviço de Proteção de Crédito. A partir dessa verificação que o cidadão vai saber se poderá ou não, obter o financiamento. 

Vantagens 

Levando em consideração que adquirir um imóvel à vista, no Brasil de hoje, é quase impossível. O financiamento muitas vezes pode ser uma modalidade vantajosa se houver planejamento financeiro e controle. Confira a seguir três fatores que fazem o crédito imobiliário valer a pena. 

1. Acessibilidade 

Por ser uma das únicas formas de adquirir um imóvel próprio para quem possui baixa renda. Esse tipo de financiamento possibilita que diversas pessoas adquiram a casa própria, sobretudo, através de bancos públicos. Dessa forma, o crédito imobiliário é acessível para a maioria dos cidadãos brasileiros. 

2. Utilização imediata 

Assim que o financiamento é aprovado, o interessado pode ocupar a propriedade quase que imediatamente. Diferente do consórcio ou da poupança, no crédito imobiliário todo o processo pode demandar pouco mais de um mês. 

3. Flexibilidade no pagamento

O crédito imobiliário possibilita que a pessoa, além de conseguir negociar o valor das parcelas, também tenha um maior prazo de pagamento. Além disso, é possível que seja feito o adiantamento de algumas prestações. Isso ajuda a controlar o planejamento financeiro e a pagar a dívida o mais rápido possível. 

Desvantagens 

Entretanto, nem tudo são flores, e o crédito imobiliário pode apresentar algumas desvantagens. Principalmente, para quem não consegue seguir com um planejamento financeiro, ou tem dificuldade em controlar o dinheiro, essa modalidade pode virar uma dor de cabeça. Veja a seguir três principais contras desse tipo de crédito 

1. Dificuldade em passar o bem 

Por ser um financiamento a longo prazo, em média 35 anos, na hora de vender ou alugar o bem, pode haver muita burocracia. No caso de venda, o imóvel será repassado após a quitação da dívida com o banco. Além disso, por ser um investimento de baixa liquidez, pode apresentar pouca procura no mercado caso seja anunciado para aluguel, por exemplo. 

2.  Custo

Quando o imóvel é adquirido pelo proprietário, pode demandar custos com reforma , pagamento de impostos e manutenção. Esses são gastos que não vão gerar rentabilidade para o dono da propriedade e, se não tiver um bom planejamento, pode se tornar uma grande dívida. 

3. Risco 

O crédito imobiliário é um financiamento a longo prazo. Diante disso, o interessado precisa estar ciente que deverá pagar as prestações no prazo estipulado. Entretanto, se ele sofrer um revés em seu orçamento e não conseguir cumprir com o combinado, por isso pode se tornar um grande problema financeiro. 

Contudo, optar pelo crédito imobiliário vai depender do que o interessado almeja e suas condições financeiras. São diversos os prós e contras para assumir tal compromisso. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.