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Crédito rotativo: 4 dicas para fugir dessa modalidade

Saiba como evitar cair nesse tipo de cilada que pode virar uma grande bola de neve.
2 min. de leitura
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O cartão de crédito é o principal meio de endividamento entre os brasileiros. Segundo dados da Confederação Nacional de Crédito (CNC), 77% das famílias estão endividadas. Entre essa parcela, 88,8% afirmaram que o cartão é o principal causador da dívida. Sobretudo, o crédito rotativo, valor oferecido para os clientes do cartão de crédito que pagam o valor mínimo da fatura.

Pode não parecer, mas ele é um tipo de empréstimo que cobra juros altíssimos por ser considerado uma transação de risco. E por essa razão, se a pessoa não tiver controle sobre os gastos, utilizar essa opção de crédito pode se tornar uma grande bola de neve. 

Diante disso, separamos neste artigo, 5 dicas que podem ajudar a fugir dessa modalidade. Contudo, para saber mais sobre esse tipo de empréstimo acesse: Crédito rotativo: entenda o que é e como funciona. 

1. Faça um planejamento financeiro

Pode ser óbvio, mas nem todo mundo tem o hábito de planejar seus gastos. Por isso, para evitar entrar no crédito rotativo, é essencial ter controle sobre a fatura do cartão de crédito e saber quanto se deve gastar. A principal dica, é sempre separar os gastos essenciais primeiro e reservar  30% do salário para pagar o cartão. Dessa forma, o titular é capaz de ter um controle e evitar que gaste mais do que foi reservado do seu planejamento. 

2. Opte por créditos mais baratos 

Existem outros meios que podem ser escolhidos para não pagar juros excessivos no crédito rotativo. O ideal é optar por empréstimos que possuem taxas mais baratas, como por exemplo, o crédito pessoal e o consignado. Entretanto, o valor contratado precisa ser apenas o essencial para pagar a dívida. Até porque, o cliente deverá quitar a parcela do empréstimo e o cartão de crédito nos próximos meses. Portanto, o procedimento tem que ser feito com cautela para não gerar mais dívidas. 

3. Negocie o parcelamento da fatura

O que muitas pessoas não sabem, é que é possível negociar a fatura do cartão de crédito com a instituição financeira. O ideal é que alguns dias antes do vencimento, o cliente entre em contato com o banco e solicite o parcelamento da fatura. Dessa forma, será possível negociar um valor com taxas mais baratas e que cabem no bolso do consumidor. 

4. Monitore a fatura do cartão 

Para não cair no crédito rotativo, a dica é sempre acompanhar os gastos da fatura do cartão de crédito. Sobretudo, não esquecer da data de vencimento, quando o cartão fecha e o valor parcial a ser pago. A partir desse monitoramento, o consumidor consegue ter uma estimativa do quanto vai vir a fatura e já reservar a quantia para pagar. Em alguns casos, quando o cliente fica x dias sem pagar o boleto, automaticamente o banco faz o desconto do valor mínimo com o cheque especial disponível em conta. Por isso, fazer esse monitoramento se mostra necessário já que uma dívida pode gerar outra. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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