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Crédito rotativo: entenda o que é e como funciona

Não sobrou dinheiro para pagar o valor total da fatura do cartão de crédito? Veja como usar o crédito rotativo
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O carro quebrou, a conta de luz veio mais cara do que o normal, a tela do celular trincou e lá se vai mais 300 reais. Às vezes o mês é cheio de surpresas desagradáveis que comprometem o orçamento, por isso, boa parte das pessoas acabam recorrendo ao cartão de crédito. Além da opção de parcelamento dos gastos, ele ainda fornece um tempo considerável para organizar as contas que costumam dar dor de cabeça. Mas e quando o dinheiro não é suficiente para bancar a fatura, o crédito rotativo é uma boa opção?

A princípio, os cartões de crédito são bons aliados, mas não precisa de muito para que se tornem vilões. Por exemplo, o dinheiro chegou ao fim e todos os outros gastos do mês são feitos no crédito. A fatura fechou e o salário não foi suficiente para pagar a conta. Sempre que isso acontece e o cliente não consegue pagar o valor total até o dia do vencimento, é possível fazer um parcelamento da dívida e pagar o valor mínimo.  O restante será financiado pelo crédito rotativo. 

Você deve estar se perguntando: o que é crédito rotativo? Afinal, a ferramenta é uma opção ou não? Listamos os pontos mais importantes para te explicar um pouco mais sobre o assunto e te ajudar a organizar o orçamento da melhor forma para o seu bolso. 

O que é crédito rotativo? 

É um tipo de crédito disponibilizado ao consumidor quando ele não paga o valor total da fatura até o dia do vencimento e faz somente o pagamento da quantia mínima. Todas as vezes que isso acontece o rotativo entra em ação.  O saldo negativo não pago é incluído na fatura do próximo mês com um adicional de juros. 

Em outras palavras, usar o crédito rotativo significa pagar juros em cima de um valor não quitado. Ou seja, é preciso muita organização financeira para não cair em uma dívida maior ainda. 

A ferramenta é conhecida por ter um dos juros mais altos do mercado. Não existe um limite máximo para as taxas, o valor é definido conforme for acordado entre a instituição financeira e os clientes. 

Como o crédito rotativo funciona?

As novas regras do cartão de crédito, definidas em abril de 2017, estabelece que é possível usar o crédito rotativo apenas por um mês. Depois que os 31 dias acabam, o Conselho Monetário Nacional (CMN) solicita que os bancos transfiram a dívida para o crédito parcelado, que possui uma taxa de juros menor. 

Quanto é o juros do crédito rotativo?

O valor não é fixo. O Banco Central divulga a média da taxa todo mês. Além disso, a cobrança varia de banco para banco. Atualmente, a média do juros rotativo está em alta. O valor fechou em 2021 com um crescimento de 21,8% ao ano. A taxa cresceu de 329% a 349,6% durante o mês de janeiro. Essa é a maior porcentagem desde agosto de 2017.

Como não entrar no crédito rotativo?

Em primeiro lugar é preciso estar atento à quantidade que se recebe e a quantidade gasta nos cartões de crédito. O ideal é que a dívida não seja maior que o valor recebido. Ou seja, uma organização financeira é sempre bem-vinda. Sempre que puder, anote seus gastos para ter um controle maior. Além disso, pagar o total da fatura te livra do crédito rotativo e de outros juros que podem vir a ser cobrados no caso de atrasos. 


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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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