A princípio, quando o assunto é investimento, muita gente imagina ser uma ação individual. Porém, você já pensou na possibilidade de investir em grupo? Atualmente isso é possível graças ao crowdfunding! Em outras palavras, essa é uma modalidade  de investimento com muita rentabilidade, em que vários investidores se unem para iniciar um projeto.

Essa alternativa do universos dos investimentos é conhecida também como  “vaquinha virtual“, “financiamento coletivo“ e “investimento coletivo”. De antemão, a prática é muito comum principalmente em economias avançadas. No Brasil, o assunto ainda é tímido, contudo, recentemente começou a ganhar repercussão e a crescer nas redes sociais. 

Antes de tudo vale ressaltar que a prática é legal! A regulamentação do crowdfunding no Brasil aconteceu em 2017 e desde que foi legalizada começou a atrair cada vez mais pessoas. Agora a alternativa é uma aposta de tendência para o futuro próximo. Quer entender o motivo do sucesso? Confira o artigo a seguir e entenda o que é e  quais são as vantagens que essa opção traz para o bolso!

O que é crowdfunding?

Antes de mais nada, vamos ao conceito! O crowdfunding é uma palavra inglesa e que em portugues “crowd”  significa “grupo de pessoas” e funding” significa “financiamento”. Em outras palavras, essa é uma modalidade inovadora de investimento para quem tem grandes projetos como objetivo. Uma das características da alternativa é que o investimento é feito em grupo e tem alto potencial de retorno financeiro. 

Mas como o crowdfunding funciona?

Nesse tipo de opção, os investidores usam plataformas autorizadas e seguras para encontrar outros investidores que se interessem por seus projetos. Para fazer parte, você precisa se cadastrar em uma plataforma habilitada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Depois que feito o cadastro, você terá acesso a oportunidades que tenham a ver com o seu perfil. Um outro ponto de destaque é que toda operação é feita com o auxílio de especialistas do setor, então,  se o seu interesse é agropecuária, por exemplo, você não precisa ser um expert no assunto.

Onde posso investir?

Primeiramente, existem várias plataformas, que normalmente se dividem em tipos de captação. Porém, existem dois grandes grupos:  as especializadas em  startups e as que têm projetos específicos como foco. 

Se você pretende investir em startups, as melhores opções são a Kria, SMU, CapTable e, por fim, a EqSeed. Se o seu foco é algum projeto, a Bloxs, a Hurst, a Urbe e a Glebba, por exemplo, são boas opções. 

Quais são as vantagens do crowdfunding?

1. Segurança

A modalidade é um meio seguro para fazer o dinheiro render já que existe uma legislação criada e em evolução que protege  o investidor. O crowdfunding é regularizado pela Comissão de Valores Mobiliários, por meio da Instrução CVM nº 588, isso obriga que as empresas que oferecem o serviço sejam certificadas. 

2. Taxas mais baixas 

A princípio, não existe qualquer instituição financeira intermediando o dinheiro emprestado pelos investidores, ou seja, as taxas e juros da modalidade tendem a ser menores. Além disso, a rentabilidade costuma ser mais atrativa para os investidores. 

3. Investimentos baixos 

Essa opção te dá a possibilidade de fazer investimentos mais baixos. Se o seu projeto for bem escrito e chamar a atenção, por exemplo, qualquer pequeno investimento já fará toda a diferença

4. Criação de comunidade

O crowdfunding é também um meio de fazer contatos e criar comunidades. Geralmente as plataformas de financiamento coletivo permitem que os investidores sigam e interajam, como uma rede social. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Agora que você conhece o crowdfunding, já dá pra planejar a retirada do seu projeto do papel!  Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.