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CRV e CRLV: entenda as diferenças

Entenda tudo sobre os dois certificados de registros que todos os condutores de veículos devem conhecer.
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Todo motorista sabe que, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao conduzir um veículo é preciso portar um registro que comprove a propriedade do automóvel, o famoso documento do carro. Entretanto, é aí que a dúvida aparece. Qual é esse documento? Afinal, ele não possui esse nome, que é o mais conhecido popularmente. Bom, existem duas certificações principais que entram nessa categoria: o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Por isso, vamos neste artigo te explicar as diferenças entre esses dois documentos importantíssimos para todos os motoristas. Confira!

O que é o CRV?

O Certificado de Registro de Veículo é, como o próprio nome diz, um documento que garante que o automóvel circulando nas vias do país está homologado no sistema do Detran. Por exemplo, ao comprar um carro zero km, umas das primeiras obrigações do dono é fazer a sua certificação. Para completar o procedimento é necessária a nota fiscal e o prazo para a regularização é de 30 dias após a emissão dela.

Outro ponto importante sobre o CRV é a obrigatoriedade do seu porte. No caso, não se trata de uma documentação a qual você deve possuir em mãos todas as vezes que for dirigir. Isso porque, o registro está associado à placa do carro e é de responsabilidade da fiscalização averiguar se o veículo está regularizado.

O que é CRLV?

Já aqui, estamos falando do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Esse talvez seja até mais conhecido que o CRV. Sua principal característica é o fato de ser um documento com renovação anual. Ou seja, todo ano há a cobrança do famoso licenciamento e não estar com essa taxa em dia pode gerar multa e pontos na sua carteira.

Além disso, diferentemente do CRV, o porte do CRLV é obrigatório. Assim, toda vez que você for conduzir um veículo, é preciso estar apto a acessar a documentação. Contudo, já existem fiscalizações que conseguem averiguar a situação apenas pelos dados do automóvel e do motorista. Mesmo assim, é bom estar com o papel ou o app sempre em mão, pois ainda não são todas as forças policiais ou equipes do Detran que possuem integração com o sistema de análise.

Documentação virtual

Uma questão interessante que já é realidade, é a possibilidade de portar esses documentos não mais de forma física. Não é mais preciso, como era antes, deixar o papelzinho verde no porta-luvas em algum outro local do carro. Agora, juntamente com sua CNH, você pode acessar tudo pelo app da carteira Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOs.

Diferenças entre CRV e CRLV

Lendo o que é cada certificado já ficaram claras as características específicas de cada um. Todavia, vamos sintetizá-las para que você não confunda nunca mais. Primeiramente, o porte obrigatório. O CRV não é um documento dessa categoria, enquanto o CRLV deve estar com o condutor durante todos os trajetos realizados com o veículo. Além disso, a renovação. O licenciamento é anual, já o registro apenas em alguns casos específicos, como mudança de proprietário ou município do dono do automóvel.

Agora você já sabe tudo sobre as características e diferenças dos documentos de registro dos veículos. Sabe também que os dois possuem taxas, sejam anuais ou ocasionais. Além disso, você entendeu que não portar um dos certificados pode te gerar multas.

E aí, achou as informações relevantes? Quer aprender mais sobre este universo? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira. 

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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