Você com certeza conhece a Black Friday, mas você sabia que logo após a data existe um outro dia com vários descontos? Estamos falando da Cyber Monday, ou Segunda Cibernética na tradução literal. Assim como na sexta-feira, o intuito é fazer um esquenta para as vendas de fim de ano. Contudo, na segunda-feira há um foco nos produtos do segmento da tecnologia.

Ou seja, se a sua busca no fim de novembro é por um computador novo ou um celular novo, pode ser mais vantajoso esperar até a segunda-feira pós Black Friday. Então, já marca aí no seu calendário que a data deste ano (2022) é no dia 28/11.

Agora que você já entendeu o que é a Cyber Monday, vamos para as dicas!

1. Vai ter Cyber Monday?

Apesar da data já ser bem famosa no mercado brasileiro, não são todas as empresas que adotam a Cyber Monday. Isso ocorre principalmente pela distância com a Black Friday, para muitas lojas fica difícil coordenar dois dias de promoções. Por isso, é muito comum ver lugares que focam apenas nos descontos da sexta-feira. Dessa forma, confira as redes sociais e os sites dos principais e-commerces para descobrir o melhor momento de comprar.

2. Só na segunda-feira?

Ainda neste assunto das datas, vale se atentar às campanhas de cada loja. Apesar de a Cyber Monday, assim como a Black Friday, se tratar de um único dia, muitos comércios estendem o evento. É muito comum ver ofertas de cyber week (semana cibernética). Assim, também não deixe de pesquisar sobre isso para saber quando é possível se organizar um pouco mais e quando é necessário resolver tudo nas 24h da segunda-feira.

3. Desconto ou metade do dobro?

Outra coisa importante a se atentar é a veracidade das promoções oferecidas. Infelizmente é bem comum, principalmente no Brasil, as fraudes envolvendo essas datas comerciais. A prática enganosa funciona da seguinte forma: as lojas aumentam os preços nos meses anteriores a novembro e na data específica diminui, cobrando na verdade o valor original.

Todavia, já existem ferramentas que te ajudam a não cair em golpes do tipo. São os famosos comparadores de preços. Algumas plataformas possuem programas que acompanham os preços dos principais produtos durante todo o ano. Assim, você consegue observar se houve um aumento estranho no valor de alguma mercadoria. O Compare TechTudo e o Zoom são alguns exemplos de comparadores que você pode utilizar.

4. Será que é bom?

Não menos importante, mais uma situação que você deve ficar de olho é nos sites e marcas desconhecidas. É triste, mas muitas pessoas aproveitam dessas datas promocionais para tentar aplicar golpes. Por isso, você deve ter muito cuidado nos produtos e nos locais onde vai comprar. Então, pesquise bem antes de finalizar qualquer transação, veja a veracidade do comércio e entenda o bem que você está adquirindo. Mais vale pagar um pouco mais por algo bom do que sair no prejuízo.

5. Ainda tá caro?

Por fim, aqui vai uma dica valiosa pra te ajudar quando, mesmo com o desconto, o produto ainda está muito caro. Já te explicamos como fugir dos golpes. Com isso, sobram apenas promoções que na maioria das vezes são de fato bem boas então, é necessário filtrar aquelas que cabem no seu orçamento.

E aí, gostou do conteúdo? Quer continuar informado e estar sempre por dentro dos mais variados assuntos sobre todas as áreas das finanças e dos negócios? Não deixe de conferir o nosso blog, todos os dias temos artigos fresquinhos para transmitir muito conhecimento e informações.