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Décimo terceiro: 5 dicas para usar com sabedoria

Veja algumas orientações que você pode seguir para aproveitar esse salário da melhor forma possível.
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O final do ano é, com certeza, uma época muito especial. Contudo, para algumas pessoas esse momento acaba se tornando ainda mais estimado. É o caso dos trabalhadores que atuam no regime da CLT. Isso ocorre por causa do tão famoso décimo terceiro salário que os funcionários de carteira assinada recebem, geralmente nos últimos meses do ano.

Geralmente, as empresas seguem o padrão: pagam a primeira parcela do décimo terceiro até o final de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Todavia, cada instituição tem a liberdade de alinhar sua própria metodologia. Em alguns locais, por exemplo, o pagamento ocorre no mês do aniversário do colaborador.

De toda forma, esse benefício é muito aguardado e muitos o enxergam apenas como uma oportunidade para gastar um salário inteiro com itens talvez desnecessários. Então, veja neste artigo algumas dicas para você utilizar seu 13º de forma consciente. Confira!

1. Planeje o fim do ano e o início do próximo

Como falamos, o mais comum é ver as pessoas gastando esse dinheiro e pronto, quando vai perceber ele nem existe mais. Entretanto, isso não está de todo errado, o salário é seu e você deve usar como quiser. O que queremos externar é que é possível utilizar o montante para o seu lazer e de sua família, mas com sabedoria.

Pensando nisso, busque gastar o décimo terceiro para organizar o seu fim de ano. Seja na compra dos presentes, nas festas ou nas férias. Além disso, outra opção é já olhar para o início do ano seguinte e pensar, por exemplo, nos materiais escolares das crianças.

2. Guarde o dinheiro

Essa é uma dica um tanto quanto óbvia, mas vale sempre ressaltar a importância de economizar. O décimo terceiro já está no planejamento de muitos trabalhadores, mas para alguns, ainda é uma grata surpresa todas as vezes que cai na conta. Assim, se couber dentro da sua contabilidade, estude utilizar o valor ou parte dele na sua reserva de emergência.

3. Pague dívidas e busque descontos

Mais uma situação interessante para a utilização do seu décimo terceiro é o abatimento integral ou parcial de dívidas, empréstimos ou financiamentos. É comum deixar essas cobranças recorrentes ficarem como já estão. Contudo, o que você deve levar em consideração é: ao pagar de forma adiantada ou diminuir o montante, você economiza em dobro. Pode ser chato “perder” o dinheiro nesse momento, mas a longo prazo vai valer a pena para a saúde das suas finanças.

4. Organize suas contas

Tanto no fim do ano quanto no início as contas chegam em maior número. Por isso, vale reservar uma parte do valor para essas despesas. Com isso, a situação dessas épocas tende a ficar mais amena financeiramente e você pode se organizar melhor para fazer seu dinheiro render melhor durante o restante do ano.

5. Não se esqueça dos impostos

Além das contas, temos os tributos. O IPTU e o IPVA, por exemplo, devem ser pagos no início do ano. Então, é interessante pegar parte do montante para amenizar as cobranças e não correr o risco de ficar inadimplente, principalmente quando se tratam dos impostos.

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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